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Mulheres de fibra: elas criam e fazem sucesso com marcas premiadas de Gin

Domingo, 08 de janeiro de 2023

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O mercado do Gin está realmente aquecido e isso já vem durando alguns anos, o que faz com que especialistas e estudiosos do mercado acreditem que a bebida já passou da chamada fase “modinha” e se consolida como uma das bebidas preferidas pelo grande público, seja por sua refrescância, seja por sua versatilidade, por exemplo, na hora de fazer um bom drinque.

 

Sim, o Gin vive uma onda de euforia, que pelo visto, não vai abaixar tão cedo. Basta ver indicativos como os feitos por grandes empresas responsáveis por pesquisas a respeito de consumo de bebida alcoólica, como a Euromonitor e a International e a IWSR Drink Market Analisys, que mostram constantemente em seus estudos, indicativos de crescimento, ano após ano.

 

Mas há um fato curioso que cresce a olhos vistos no mercado do Gin. Cada vez mais mulheres estão empreendendo e criando marcas de Gin e mais, estão se notabilizando com marcas que estão conquistando medalhas valiosas em concursos de grande relevância nacional e internacional.

 

“Nos últimos anos, começamos a notar um número crescente de mulheres se matriculando no nosso curso, que ensina as pessoas a criarem suas marcas de bebidas destiladas, totalmente legalizadas e prontas para venda”, afirma Leandro Dias, um dos criadores de Curso Lucrando com Bebidas. “Isso nos alegra, porque sabemos que tem espaço para todo mundo no mercado da bebida, mas quando vemos este número expressivo de mulheres criando marcas, temos a certeza de que as barreiras estão caindo”, complementa Leandro Dias. Ele afirma ainda que do efetivo de alunos do curso, cerca de 30% são mulheres.

 

VEJA ALGUMAS MARCAS CRIADAS POR MULHERES.

 

O Gin Donna Gin é uma marca que nasceu em Cascavel no Oeste do Paraná. Tamara Boeira e sua sócia Bruna queriam uma marca que pudesse valorizar o trabalho dos bartenderes locais, mas sem perder o foco na expansão para outras localidades do Brasil e até mesmo no mundo. E o plano vai bem. Em 2022, Tamara inscreveu sua marca no Spirit Selection de Bruxelas e a bebida trouxe a cobiçada medalha de ouro.

 

O Gin The Ginque nasceu com uma proposta ousada. Mesmo começando do zero, a baiana Natália Veiga, de 31 anos, formada em Administração, com especialização em gestão ambiental, sempre gostou de bons drinks. E quando pensou em criar o próprio negócio, foi na contramão de sua formação acadêmica e apostou no mercado da bebida destilada. Com a ajuda do namorado, ela escolheu 15 botânicos para compor seu London Dry Gin. “Nós queríamos um Gin que fosse como um diamante que precisa ser lapidado várias vezes até chegar em seu formato ideal”, afirma Natália. Recentemente o The Ginque recebeu a cobiçada medalha de ouro duplo no Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil. Isso acontece quando todos os jurados dão nota máxima à bebida.

 

O Gin Trevo Raro foi criado por três mulheres: Flavia Amorim, engenheira agrônoma, Thais Freitas, consultora financeira e Jeane Resende, coach e palestrante. O grupo de amigas trocava ideias pela internet durante o pico da pandemia de Covid. Como o assunto sempre se encaminhava para a bebida, logo surgiu a ideia de criar uma marca de Gin. O projeto deu certo e o Trevo Raro é presença constante em bares, lojas especializadas e é claro, em concursos de bebidas destiladas. Só no ano passado elas ganharam a medalha de prata no Concurso de Bruxelas e ouro no Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil.

 

FACILIDADE DE TERCEIRIZAR A MARCA IMPULSIONOU OS NEGÓCIOS

 

Um estudo divulgado recentemente pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) revelou que no Brasil, mais de 24 milhões de mulheres são empreendedoras. No caso das mulheres do Gin, além da veia empreendedora, elas são unidas por outro dado em comum. Todas são apenas proprietárias das marcas, sem que precisem botar a mão na massa para produzir a bebida. “A terceirização é uma tendência mundial e no mercado da bebida só cresce”, afirma Leandro Dias. Ele ressalta que em um tempo não muito distante era preciso ter muito dinheiro para entrar neste mercado, mas a terceirização deixa tudo mais perto e qualquer pessoa poe ter a própria marca de bebida destilada, mesmo que não tenha nenhum conhecimento deste mercado. “Desde que iniciamos o curso mais de 300 novos rótulos foram colocados no mercado e a tendência é ter um número ainda maior em 2023, finaliza o empresário.



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