Com crescimento rápido dos e-commerces no Brasil, soluções antifraude se destacam para o setor
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São Paulo, Dezembro de 2022 - Como herança da pandemia somada aos novos hábitos de consumo, a compra por e-commerce mantém-se em alta. De acordo com a pesquisa Global Payments Report, da Worldpay from FIS (Março/2022), as compras virtuais ainda devem crescer 55,3% nos próximos três anos. Para a América Latina, a expectativa é de que a expansão aumente dois dígitos anualmente até 2025, incluindo os maiores mercados: Brasil, com projeção de 18%, e México, 17%, quando comparados com todo o território Latam. Direcionada ao e-commerce brasileiro, o levantamento prevê uma curva exponencial de 95% no período de três anos.
Com o aumento na possibilidade de vendas, crescimento e faturamento, qualquer segmento do varejo eletrônico se torna um foco ainda maior de fraudes. “Manter uma solução antifraude obsoleta ou desatualizada pode fazer com que o e-commerce tenha que arcar com o prejuízo de fraudes que poderiam ser evitadas em menos de 2 segundos”, afirma Gabriel Vecchia, Diretor Comercial da Signifyd do Brasil, empresa global de soluções antifraude para o e-commerce. “O uso de tecnologia para fazer análise e cruzamento de dados a partir de machine learning e inteligência artificial se torna fator crucial para a saúde financeira e reputação dos comércios eletrônicos”.
De acordo com levantamentos internos da Signifyd foram identificados dois pontos de atenção importantes para quem gerencia e administra comércios virtuais: contas mais antigas, muitas vezes esquecidas por seus proprietários, e o roubo de logins e senhas.
Quando os fraudadores assumem o controle de um perfil ou conta, eles podem controlar e alterar os métodos de pagamento, endereços de cobrança e de entrega e se aproveitam dessa credibilidade. Eles também usam os benefícios de fidelidade acumulados pelo verdadeiro proprietário da conta. As perdas e danos afetam tanto os consumidores quanto os e-commerces e os marketplaces.
“Ambas ações podem e devem ser prevenidas, pois a consequência é o desgaste da relação e a quebra de confiança do consumidor, além de danos financeiros para o e-commerce. Permanecer com uma solução obsoleta, sem capacidade de analisar e prevenir tendências atuais e oscilantes, é um risco que afeta diretamente o caixa, principalmente em períodos com grande volume de transações, como a Black Friday que está chegando”, alerta Gabriel.
A pesquisa da Signifyd foi feita por abordagem digital com 527 brasileiros, em março de 2022. O estudo apresenta 95% de significância e 3,8% de margem de erro.
Sobre a Signifyd
A Signifyd oferece uma plataforma completa de proteção anti-fraudes para o e-commerce. Com o uso de machine learning e inteligência artificial, analisa dados, rastreia transações fraudulentas e falsos positivos em tempo real e maximiza as taxas de conversão de transações, gerando ganho de receitas. Com a tecnologia da empresa, o comércio eletrônico pode evitar possíveis abusos por parte dos consumidores, como as fraudes contrárias às políticas pós-vendas. A empresa foi fundada por Michael Liberty - Co-Founder e Chief Product Officer (CPO); e Rajesh Ramanand - Co-Founder e CEO, ambos ex-executivos da Paypal, e está expandindo as suas operações no Brasil, considerado um dos maiores mercados de e-commerce da América Latina e um dos líderes de fraudes em transações online. Entre seus clientes estão empresas listadas na Fortune 1000 e na Internet Top 500.