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Exportações de móveis e colchões brasileiros crescem acima da média global nos últimos cinco anos

Quarta, 09 de novembro de 2022


Exportações de móveis e colchões brasileiros crescem acima da média global

 

nos últimos cinco anos

 

A evolução das exportações das empresas associadas ao Brazilian Furniture, iniciativa da ABIMÓVEL

e da ApexBrasil, chegou a 25,1% ao ano na série histórica 2017 – 2021. Maior que a média nacional,

18% a.a., e muito superior à média global do setor no mesmo período: 9,8% a.a.

 

A indústria e o design brasileiro do mobiliário estão presentes nos maiores e mais importantes

mercados mundiais, com um salto de 148 em 2016 para 167 países de destino dos móveis e

colchões exportados pelo Brasil em 2021.

Decorrência, entre outros fatores, da expansão econômica, industrial e comercial brasileira, e

especialmente do trabalho desenvolvido pelo setor moveleiro nacional, incluindo todos os seus

players (entre fornecedores, fabricantes, lojistas, designers, bem como associações, sindicatos e

outras entidades representativas), que vêm atuando numa série de ações com vista ao

desenvolvimento industrial, a modernização produtiva, a adequação ambiental e social, a

valorização de nossas matérias-primas e características culturais, a integração do design à indústria

e, claro, a internacionalização das marcas e o incremento das exportações.

Um exemplo é o Projeto Setorial Brazilian Furniture, organizado pela ABIMÓVEL (Associação

Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de

Promoção de Exportações e Investimentos), que atua na expansão internacional do móvel brasileiro

por meio de um conjunto de ações estratégicas tendo como base os pilares da sustentabilidade,

competitividade e do design integrado à indústria, voltados para o mercado global.

Questões que repercutem nas conquistas expressivas da indústria brasileira no mercado

internacional em 2021, quando foram exportados US$ 937,9 milhões em móveis prontos e

colchões. Valor significativamente superior ao obtido em 2017 (início da série histórica de cinco

anos), ano em que foram exportados pouco mais de US$ 553,2 milhões.

 

Resultado que se sustenta para além da variação cambial do período, ao olharmos também para a

apuração do total exportado em toneladas: 18,8 mil em 2017 e 30,1 mil em 2021.

A receita das exportações do setor no ano passado, aliás, ultrapassa a marca de US$ 1 bilhão ao

considerarmos partes e componentes para móveis: um salto de 64% em cinco anos, com o Brasil

passando da 30ª para a 26ª posição entre os maiores exportadores globais no setor moveleiro.

Em termos de participação, os Estados Unidos foram o principal destino do mobiliário brasileiro no

exterior no ano passado, recebendo 35,7% do total exportado pela indústria brasileira. No primeiro

semestre de 2022, esse montante foi ainda maior: 43,8%.

Destacam-se, também, as exportações para países como o Chile, Uruguai, Reino Unido e França,

demonstrando a assertividade das ações direcionadas também para os mercados sul-americano e

europeu, além da América do Norte. Como é possível ver na tabela abaixo.

 

No Oriente Médio, apesar da ainda baixa representatividade da região no total exportado, a

participação de países como os Emirados Árabes Unidos e Israel vêm crescendo ao ritmo que se

estreitam as relações entre empresas brasileiras e compradores desses mercados a partir de ações

como as Missões Comerciais, Projetos Compradores e participações em eventos locais sob a

promoção do Brazilian Furniture.

Leia também: Missões Comerciais do Brazilian Furniture alcançaram resultados expressivos nos

últimos dois anos

Importante ressaltar, ainda, que entre 2017 e 2021, as exportações brasileiras de móveis cresceram

em média 18% ao ano, enquanto as exportações globais tiveram alta de 9,8% a.a. Indicadores

ainda mais expressivos ao olharmos para a evolução das empresas associadas ao Projeto Brazilian

Furniture, que, no mesmo período, ampliaram suas exportações em 25,1% ao ano, acima da média

nacional e muito acima da global.

E como está o equilíbrio da Balança Comercial no setor?

A participação dos produtos importados sobre o consumo interno nacional foi de 2,1% em julho de

2022. O Brasil importou cerca de US$ 11,8 milhões em móveis e colchões em julho, o que representa

uma alta de 67,6% na comparação com o mês anterior.

Já no mês seguinte, em agosto de 2022, as importações apresentaram aumento de 14,4%,

atingindo o montante de US$ 13,5 milhões. No acumulado do ano (jan-ago), o total foi de pouco

mais de US$ 101,7 milhões em importações no setor.

 

Em relação às exportações de móveis e colchões produzidos pela indústria brasileira, por outro lado,

estas alcançaram US$ 73,2 milhões em julho comparado com junho. Em agosto, a atividade

apresentou alta de 3,2% comparado com o mês anterior, atingindo o montante de US$ 75,6 milhões.

Números que colaboraram para um montante superior a US$ 564,6 milhões em exportações

realizadas pela indústria brasileira de móveis e colchões no acumulado de janeiro a agosto de 2022.

Com isso, o saldo da balança comercial permanece consideravelmente favorável para o setor em

2022, acumulando US$ 462,8 milhões nos oito primeiros meses do ano.

Saldo que dá sequência à trajetória positiva dos últimos anos, com um crescimento na casa dos

60,4% em 2021 frente a 2020, tendo alcançado um superávit histórico de US$ 675,5 milhões no

ano passado. Veja a tabela.

 

Os dados foram coletados pelo IEMI – Inteligência de Mercado junto a fontes oficiais de pesquisa

com exclusividade para a ABIMÓVEL e para o Projeto Setorial Brazilian Furniture.

Investimentos

Cenário que incentiva também os investimentos na área, que após uma baixa bastante considerável

em 2020, em especial com a primeira onda da pandemia e os efeitos negativos sobre a produção

industrial no setor, alcançaram um patamar superior, inclusive, ao do pré-pandemia, fechando 2021

na casa dos R$ 1,26 milhão.

 

PROJETO SETORIAL BRAZILIAN FURNITURE

O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das

Indústrias do Mobiliário) e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e

Investimentos), que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado

internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas tendo como base os pilares da

sustentabilidade, competitividade e do design integrado à indústria, voltados para o mercado global.

O projeto conta com a participação de mais de uma centena de empresas que possuem acesso a

informações de Inteligência Comercial e Competitiva, Feiras e Missões Internacionais, Projetos

Comprador e Vendedor, Projeto Imagem, Programa de Design Integrado à Indústria, entre outras

inúmeras atividades no exterior.

– Promoção de Exportações e Investimentos

– Acesso exclusivo a informações e dados de Inteligência Comercial

– Agrega valor ao seu negócio

Saiba mais sobre o projeto e como fazer parte de nossas ações em brazilianfurniture.org.br.

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Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL

Imprensa: press@abimovel.com



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