Projeto faz parte de um plano de expansão do Ensino Superior no país
Blumenau - Nesta terça-feira, às 11h, a presidente Dilma Rousseff (PT) fará um anúncio que Blumenau aguarda há anos. A cidade terá uma universidade federal.
A iniciativa faz parte de um plano de expansão do Ensino Superior no país.A informação foi confirmada semana passada por uma fonte de dentro do Ministério da Educação (MEC). Entretanto, ainda não se sabe o formato da universidade. Especula-se que Blumenau receba um campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Essa informação deve ser confirmada na cerimônia desta terça-feira.
Agora continua o trabalho do Comitê Pró-federalização. A intenção do Comitê é que a Furb seja incorporada no projeto da universidade federal em Blumenau, independente do molde do projeto.
Um comitê blumenauense acompanhará a solenidade desta terça-feira. Blumenau espera a federalização da universidade há pelo menos seis anos, quando começou a tramitar um projeto de lei foi encaminhado ao Senado.
Movimento virtual
Além de trabalhar junto aos representantes blumenauenses do Legislativo e estreitando laços com o Executivo federal, o Comitê Pró-federalização também busca apoio da comunidade.
A principal ferramenta usada é um grupo no Facebook chamado Sou Pela Furb Federal. Foi por meio do grupo, que até as 20h desta segunda-feira tinha 27 adesões, que foi agendada a passeata que reuniu cerca de 3 mil estudantes na sexta-feira passada.
O Comitê também pede para que alunos e professores usem a hashtag #FURBFederal no microblog Twitter. A intenção é que o assunto se torne um dos mais comentados na rede.