Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Angelo Treml


Engenheiro Civil


Veja mais colunas de Angelo Treml

O som da urina

Segunda, 15 de agosto de 2011

O esdrúxulo título serve para chamar a atenção da curiosa reclamação crescente que surge entre os moradores de apartamentos com baixo desempenho acústico. De todas as outras formas inconvenientes de causas de barulhos entre apartamentos, esta vem sendo notada com grandes constrangimentos, pois principalmente o homem, ao urinar, devido à altura do despejo (pelo histórico todos fazem em pé), o líquido ao chocar-se com a água do vaso sanitário causa desagrado ao vizinho inferior, principalmente durante a madrugada. Também existe o barulho da descarga de água pelos tubos, mas o que mais incomoda mesmo é saber a origem da interrupção do sono, declaram os reclamantes.

 

Clique para ampliar
 

A intolerância está ocorrendo devido ao aumento da exigência do desempenho de ocupação por partes dos moradores sobre as obras - um novo quesito vem surgindo dentro das instalações sanitárias, que além de bonito, higiênico, ergonômico, também deve ser silencioso, o que vem afetando o psicológico de alguns moradores, principalmente aqueles que adotam o banheiro como refúgio particular. Parece ser frescura demais, mas quem pagou uma grande quantia para um apartamento novinho, não acha.

O assunto é sério para quem está no ramo e gerou mais um nicho de mercado, onde a empresa joinvilense e multinacional Amanco criou a linha Silentium, que prevê as paredes das tubulações mais espessas e com PVC mineralizado, sistema de abraçadeiras, amortecedores e defletores antiborbulhamento, garantindo a redução de ruídos.     

  

Clique para ampliar
Amortecedor acústico para esgotos
 

Já existe norma:

Para o conjunto funcionar devidamente, deve-se verificar a Norma Técnica criada especialmente para observação e avaliação de ruídos, a NBR 15.575 - Desempenho de Edificações Habitacionais até cinco pavimentos, de maio de 2010,  que estabelece critérios e métodos de avaliação de desempenho para os principais sistemas que compõe o edifício: estrutura, pisos internos, vedações externas e internas e as já mencionadas instalações hidrossanitárias.



Comente





1 comentário

Elisa Mota


E o que dizer do som das descargas? Algumas são excessivamente barulhentas.

Responder      19/08/2011

Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA
carregando