|
ter., 6 de set. 15:07 (há 1 dia)
|
|||
|
É falsa a notícia que falta alimento nas escolas
A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de São Bento do Sul repudia com veemência as fake news falando sobre possível falta de alimentos na Alimentação Escolar das unidades da rede municipal. Qualquer pessoa que tenha dúvidas sobre o tema, pode entrar em contato com a secretaria para esclarecimentos. Tais boatos só servem para interferir no excelente trabalho realizado pelos servidores da pasta, principalmente, as cozinheiras.
Todos os itens alimentícios da educação municipal, assim como o cardápio, são acompanhados pelas nutricionistas da pasta. Diariamente, elas verificam toda a logística envolvida na alimentação escolar com a finalidade de garantir que todos os alunos sejam beneficiados.
A SEMED explica que o Governo Federal ainda não atualizou o valor do repasse de recurso da Alimentação Escolar, mas a diferença vem sendo custeada pela Prefeitura. Por conta disso, o que houve foi uma adequação aos cardápios, assim como feito ajuste nas quantidades compradas. A Secretaria de Educação adequou todos os itens, principalmente os referentes à agricultura familiar, porém segue cumprindo a lei aplicando mais que o mínimo de 30% dos recursos do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) nesta modalidade.
É importante destacar que a lei federal não permite a utilização de recursos financeiros da Secretaria Municipal de Educação (25% constitucional) em alimentação escolar, pois este orçamento da educação deve ser destinado exclusivamente para a manutenção e desenvolvimento do ensino. Para a alimentação escolar devem ser utilizados os recursos do PNAE, e como esse não é suficiente, a Prefeitura complementa com recursos próprios, como vem ocorrendo há vários anos e agora ainda mais, devido à alta dos preços dos alimentos.
Em 2022, além do orçamento previsto no início do ano, a Prefeitura complementou e já repassou mais R$ 800 mil para complementar a alimentação dos estudantes nas escolas e garantir que tudo siga atendendo os valores nutricionais com qualidade.
Destacamos também que a SEMED já realizou solicitações de cota extra de recursos ao governo federal para aplicar ainda mais em aquisição de produtos da agricultura familiar. Continuaremos à disposição de todos para dar transparência nas ações da educação municipal.