No sábado (20) ocorreu o dia “D” para a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite para crianças de 1 a menores de 5 anos, e Multivacinação para a população com menos de 15 anos de idade atualizar a caderneta de vacina. No total, foram 661 imunizações aplicadas, porém, as campanhas seguem até o dia 9 de setembro, com o objetivo de vacinar os dois públicos-alvo.
Até o momento foram vacinadas 1.580 crianças contra pólio, mas a meta é imunizar 5.016. Os pais ainda podem levar seus filhos à Unidade de Saúde mais próxima. Lembrando da importância em levar um documento com foto, caderneta de vacinação e carteira do SUS.
As Unidades de Saúde podem ser procuradas no seu horário normal de atendimento, das 7h30 às 16h30. Ainda é possível levar os filhos nas unidades com horário estendido, sendo elas: Unidade de Saúde Central, Unidade 25 de Julho, na ESF 2 (Serra Alta), ESF 3 (Centenário) e ESF 6 (Cruzeiro). O horário é das 7h30 às 20h30, de segunda a sexta-feira.
Nas escolas – A Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde se reuniram para alinhamentos e estratégias e ficou definido que será enviado aos pais dos alunos, um termo de autorização para que os estudantes pudessem receber a vacina contra a Poliomielite (gotinha) nas Unidades Educacionais.
Nesse sentido, as Unidades de Saúde estão articulando e entrando em contato com as Unidades Educacionais que possuem alunos nessa faixa etária, para organizar data e horário de vacinação dos alunos que os pais autorizaram.