O Concrete Show, evento da cadeia construtiva, encerrou nesta quinta-feira, 11, a 13ª edição, marcando o retorno da feira ao modelo presencial. Ao longo de três dias, o Concrete Show recebeu mais de 18.000 profissionais do setor, que marcaram presença para acompanhar os lançamentos e as soluções para o mercado da construção.
“O retorno ao pavilhão era muito aguardado por todos os players da indústria de construção civil que participam todos os anos do evento. Estamos muito felizes com o resultado do Concrete Show, pois é um reflexo do aquecimento do mercado, que segue forte após dois anos de pandemia”, destacou o diretor do portfólio de Infraestrutura da Informa Markets, Hermano Pinto, que acrescentou: "Recebemos muitos feedbacks positivos de expositores e parceiros sobre a qualidade da visitação, volume de negócios fechados e sobre como foi vantajoso estar presente no pavilhão para a reconexão com clientes tradicionais e para aumentar a rede de relacionamentos".
Segundo ele, além do seleto grupo de empresas presentes - mais de 300 marcas nacionais e internacionais - outro ponto alto do evento foram os eventos de conteúdo. "O alto teor técnico dos seminários e congressos que aconteceram no espaço Construindo Conhecimento, além das palestras da Arena 120 ideias, que teve patrocínio exclusivo da ArcellorMittal, foi destacadamente elogiado pelos participantes por trazer assuntos que são tendências crescentes no setor, com a participação de profissionais que são referência no Brasil e na América Latina”, comentou.
Recorde em vendas
Expositora do Concrete Show, a Metalesp, empresa de implementos rodoviários como silos, basculantes, tanques, cavaqueiros e outros, fechou negócios logo no primeiro dia do evento. Somente na terça-feira, a empresa vendeu cinco equipamentos, sendo dois deles no sistema de pronta-entrega. “O silo de quatro eixos, que é um lançamento, e a basculante em exposição foram vendidos e serão retirados pelo comprador ao final da feira. Estamos muito satisfeitos com essa edição, pois trouxe um público qualificado e clientes firmes para o segmento”, disse Amanda Costa, coordenadora de marketing da empresa.
O gerente divisional da Liebherr, fabricante alemã de betoneiras, Gian Romano, opinou que a presença expressiva do público no Concrete Show é uma resposta do mercado, que estava ansioso para retornar aos eventos presenciais. “Nosso foco principal é sempre os relacionamentos com potenciais clientes, porém podemos dizer que o volume de negócios que conseguimos foi acima da expectativa. Saímos daqui com um saldo positivo”, comentou Romano. Ele ainda complementou que o desafio para a organização agora será manter o nível qualitativo dessa edição. A Liebherr, que é oferecedora do evento, trouxe para o Concrete Show a Betoneira HTM versão Lightweight, que apresenta, entre outras vantagens, a redução no peso da betoneira, o que aumenta a capacidade de carga líquida transportada. Essa é a primeira vez que o equipamento é exposto em uma feira de negócios.
“Fiquei surpreso com a alta procura no nosso estande e também com a quantidade de profissionais que compareceram na ‘Arena 120 Ideias’, onde realizamos uma série de seis palestras”, afirmou Marcus Vinicius Gonçalves, CEO da Aditibras. Outro motivo de satisfação do executivo foi constatar que a visitação do Concrete Show não estava concentrada apenas na região Sudeste. "Já falei com profissionais do Pará, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Já estamos considerando ampliar o espaço do nosso estande para a próxima edição do evento". A Aditibras, fabricante de aditivos químicos, trouxe para o Concrete Show o último lançamento da marca, o aditivo Adi Piso X, desenvolvido para o uso na fabricação de concreto para piso. Segundo o CEO da Aditibras, esse é o primeiro produto do Brasil específico para esse tipo de aplicação.
A Caterpillar, empresa multinacional que fabrica e revende máquinas, motores e veículos pesados, trouxe para a 13ª edição do Concrete Show uma variedade de produtos da linha para construção e mineração. O gerente comercial da marca, Rodrigo Sampaio, destacou que o público desta edição veio focado em encontrar soluções novas após dois anos de represamento devido à pandemia. “Nossa marca fechou vários negócios na feira, o que é incomum, uma vez que costumamos prospectar para fazer o pós-venda. 2022 tem sido um ano positivo para o mercado e já estamos com boas expectativas para 2023”.
O diretor comercial da Coplas, Claudio Acemel, destacou que o Concrete Show abriu um importante espaço para o sistema construtivo de Paredes de Concreto. A Coplas é uma das empresas que participa da ‘Mega Demo Paredes de Concretos’, espaço onde foi possível acompanhar, em demonstrações ao vivo, o passo-a-passo de como funciona o sistema construtivo. “Esse modelo de construção já é usado em larga escala no Brasil, mas ainda há como ampliar. É muito importante esta solução ser destacada no Concrete Show, porque colabora para o impulsionamento do setor, com obras menos custosas e mais rápidas”. A empresa foi outra expositora a fechar negócios. “Não é comum fecharmos negócios na feira, nosso trabalho é no pós-feira, focando no networking; porém, no primeiro dia efetuamos um negócio no pavilhão, o que consolida nossa ótima experiência com o evento de 2022”.
Outra empresa que comemorou novos contratos foi a fabricante japonesa de máquinas para construção civil, Yanmar. A coordenadora comercial da empresa, Juliana Santos, comentou que ficou surpresa com a alta movimentação na feira de negócios. “Conseguimos superar em 50% a meta que estabelecemos para negócios fechados no Concrete Show e ainda foi possível estabelecer novas conexões para o futuro próximo”, disse. A Yanmar trouxe dois lançamentos: a Miniescavadeira SV100 e a Mini Pá Carregadeira V3.
O responsável de marketing da empresa de pré-fabricados de concreto Prefab, Claudio Quintaneira, afirmou que o Concrete Show 2022 superou todas as expectativas da empresa. “Viemos com um certo receio do que iríamos encontrar após dois anos de pandemia, porém, a surpresa foi muito positiva e acabamos tendo êxito em nossas prospecções. Definiria a feira como excelente”.
A diretora comercial da Quartzolit Profissional, Hellen Zanata, também destacou que a movimentação da 13º edição do Concrete Show foi positiva e gerou grandes prospecções. “Fizemos excelentes contatos e nosso estande esteve cheio ao longo de toda a feira. Muito positiva essa edição”. A Quartzolit é líder mundial na produção de argamassas industrializadas e oferece uma variedade de soluções de produtos com alta tecnologia agregada. A marca existe desde 1904 e hoje está presente em 46 países.
"A nossa experiência na Concrete Show foi muito boa", afirmou Leandro Wegher, sócio e presidente do Conselho da Composite Group Brazil. "Nos surpreendemos com a exposição que a feira nos trouxe, não só em âmbito nacional, mas também internacional, já que recebemos visitas de profissionais da área de engenharia civil, construtores e incorporadores até de outros países, tais como Bolívia, Paraguai e Uruguai. Alguns, inclusive, comentaram que decidiram vir para feira especificamente para buscar informações e conhecer de perto as nossas malhas e vergalhões de fibra de vidro", avaliou.
O executivo acrescentou que a captação de leads foi intensa durante os três dias de evento. "O número de visitantes superou em cinco vezes a nossa expectativa de prospecção. Por precaução, havíamos preparado um estoque na nossa fábrica, em Ponte Serrada (SC), para atendimento de pelo menos um mês de demandas pós-feira e já vamos ter que renovar o estoque, porque a busca foi muito mais alta que o esperado. Também aproveitamos para garantir o espaço na próxima edição, em 2023", disse Wegher.
A fabricante de equipamentos para concreto, Convicta aproveitou esta edição da feira de negócios para lançar também seu e-commerce de peças, o primeiro do segmento no Brasil. A marca trouxe nove equipamentos para seu estande e efetuou a venda de uma betoneira super leve de 8.000 logo no primeiro dia de exposição. “2022 tem sido um ano muito bom para vendas e o Concrete Show chega para confirmar isso. Nossas expectativas foram superadas em relação ao público e a qualificação dos visitantes”, diz Tifany Costa, responsável pelo marketing da empresa.
Pela primeira vez na Concrete Show, a Vibes Engenharia trouxe ao pavilhão suas soluções de impermeabilização/epóxi. Com quatro anos de mercado, a empresa decidiu participar da feira para fortalecer o nome da marca. “Acreditamos que participar do Concrete Show seja como um selo de qualidade para as empresas do setor, por isso decidimos iniciar nossa participação neste ano. A feira foi muito movimentada e fizemos ótimas prospecções”, explica Igor Alves de Araújo, diretor da Vibes Engenharia.
Conteúdo técnico e qualificado
No espaço “Construindo Conhecimento”, que ofereceu palestras, congressos e seminários exclusivos para profissionais do setor, os destaques do último dia foram os seminários promovidos pelo Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon) e pela Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic).
A abertura do seminário “Avanços e viabilidade da pré-fabricação em concreto na América Latina” foi feita pela presidente executiva da Abcic, Íria Lícia Oliva Doniak. Na ocasião, a presidente destacou que a discussão acerca do tema foi iniciada na última edição do Concrete Show e que foi um pedido do público dar sequência ao assunto. “O uso de concreto pré-fabricado é um tema atual e que precisa ser expandido. No último Concrete Show iniciamos essa discussão e ela foi muito bem aceita pelo público. Hoje trouxemos aqui palestrantes renomados, com experiências internacionais para nos atualizar sobre o tema”.
O primeiro painel do seminário foi ministrado pelo chileno Rodrigo Sciaraffia, engenheiro, fundador e diretor regional latam da Discovery Predcast. Rodrigo contou que seu primeiro contato com pré-fabricados ocorreu em 2008, quando gerenciou a obra de um viaduto na cidade de Santiago, capital do Chile. Segundo ele, essa experiência mudou sua vida e abriu possibilidade para novos horizontes. “Desde então me dediquei a saber mais sobre esse modelo e descobri infinitas possibilidades. Podemos utilizá-lo em obras diversificadas, como pontes, estádios, casas, prédios, enfim, é um método veloz, menos custoso, mais limpo e que proporciona melhor coordenação na obra. Além disso, esse material se mostrou muito eficiente em casos de desastres naturais”, destaca.
Durante a apresentação, o engenheiro citou algumas obras em andamento na América Latina, como a construção de um prédio de 50 andares no Chile. De acordo com Sciaraffia, Brasil e México lideram a pauta de pré-fabricados em concreto na América Latina, mas é necessário dar mais espaço e capilaridade para o tema. “Precisamos de forças para que surjam novas entidades, novas pesquisas, estudos e, consequentemente, incentivos. Hoje 95% do mercado constrói sem pré-fabricados em concreto, ou seja, ainda há muito o que ser feito”, finaliza.
Para o Seminário do Ibracon, um dos palestrantes convidados foi o professor Bernardo Fonseca Tutikian, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-RS), que falou sobre três tipos de concretos especiais que devem ser utilizados cada vez mais no futuro. “Os concretos especiais foram desenvolvidos nos últimos anos com o objetivo geral de aumentar a durabilidade das estruturas de concreto com o mínimo de intervenções possíveis ao longo do tempo”, disse o professor.
O concreto têxtil é um desses concretos especiais, pois o material tem uma configuração semelhante aos tecidos e substitui o aço no concreto armado. O professor explicou que esse tipo de concreto é muito utilizado em países da Europa, em especial na Alemanha, porque entre as principais características está a dispensa no uso de elementos metálicos, o que faz o concreto ser isento de corrosão. Na lista de Tutikian também está o concreto autorregenerante, que como o próprio nome anuncia, tem a vantagem de regenerar-se ao selar pequenas fissuras de até 0,5 mm.
Para finalizar, o professor falou sobre o concreto de Ultra Alto Desempenho ou Ultra High Performance Concrete (UHPC), que é muito promissor ao apresentar uma elevada fluidez, durabilidade e resistência mecânica. “O UHPC talvez seja o mais que temos atualmente em termos de propriedades mecânicas. O resultado pode até ser comparado com a mesma resistência de estruturas metálicas”, afirma. Ele destacou que o material tem um custo maior, mas já é aplicado no Brasil, inclusive em conjuntos habitacionais populares. “É mais caro, mas isso é compensado porque é utilizado em menor volume”, finalizou o professor.
Também foram apresentadas no “Construindo Conhecimento” palestras do Instituto Cadeia do Zinco (ICZ), da Associação Brasileira de Protensão (ABP) e do SENAI. Ainda na grade de conteúdo do Concrete Show, a “Arena 120 Ideias”, que foi um sucesso de público nos três dias de evento, encerrou o último dia com palestras de marcas como SH Formas, ArcelorMittal, Aditibras, Ibratin, Senai, Aditive Sua Obra, EME, Mútua e Bit United.