A alegria da cultura germânica voltará a envolver milhares de pessoas, entre são-bentenses e turistas, na 38ª edição da Schlachtfest. A festa mais representativa de São Bento do Sul e uma das mais autênticas do país, após dois anos ausente devido à pandemia, está confirmada para ser realizada entre 8 e 11 de setembro na Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento.
A programação da Schlachtfest, que está sendo desenvolvida pela comissão organizadora e diretoria do clube, prevê novidades em relação às edições anteriores. A abertura oficial, com a sangria do primeiro barril de chopp, será feita na quinta-feira à noite, após a missa em homenagem aos Imigrantes. As festividades irão iniciar no Biergarten e, ao longo dos três dias de festas, tomarão conta de todos os salões da Sociedade Ginástica.
O tema que irá inspirar a decoração, o caneco e as atrações será Cerveja, incluindo uma surpresa etílica. Diversas bandas e conjuntos musicais estão sendo contratados para garantir a animação da festa. A Banda In Natura e Os Sonatas já confirmaram presença. Na área cultural também haverá novidades para preservar, valorizar e divulgar as tradições.
Na programação deste ano, está mantido para sexta-feira à noite o desfile das candidatas e a eleição da Rainha e Princesa da 38ª Schlachtfest. As inscrições, para jovens de 18 a 25 anos de idade, serão abertas ainda no mês de junho. O aguardado desfile típico, pelas ruas de São Bento do Sul, está confirmado para ser realizado no sábado à tarde. Em julho serão abertas as inscrições para os grupos participantes.
A Schlachtfest, além de manter viva a cultura germânica, terá novamente o objetivo de oferecer uma festa de alta qualidade e segurança. “Queremos acolher são-bentenses e turistas com uma programação atrativa em um ambiente preparado para a confraternização. Será um reencontro festivo para brindar a cultura e a alegria”, destaca Loacir Gschwendtner, presidente da Sociedade Ginástica.