A importância de uma alimentação saudável, sem agrotóxicos, visando a melhoria na alimentação, além da reutilização de materiais que iriam para o lixo, dá o tom ao projeto “Construindo minha horta” da EMEF Campo da Lança. Nesta reportagem, conversamos com a professora Danieli Hinke que está desenvolvendo o projeto com os alunos do 1º ano 2 , 2º ano 2 e 3° ano 1. O início foi em 05 de abril com estudos sobre os tipos de solos.Confira a entrevista:
Prefeitura de Mafra: O projeto é atrelado a alguma disciplina?
Danieli Hinke: Sim. Envolve a disciplina de Ciências, Português, Matemática, Geografia, História, Ensino Religioso e está atrelado ao projeto do JEPP do 1º ,2° ano e 3° ano.
Prefeitura de Mafra:Que valores são trabalhados no projeto?
Danieli Hinke: Trabalho em equipe, interação com o meio ambiente, percepção de que nós somos responsáveis pelas nossas atitudes e utilização de materiais recicláveis.
Prefeitura de Mafra: O que se pretende ensinar com o projeto?
Danieli Hinke: Pretendemos salientar a importância de uma alimentação saudável, sem agrotóxicos e que só depende de nós para que tenhamos uma alimentação melhor, a reutilização de materiais que iriam para o lixo, para construir uma horta.
Prefeitura de Mafra:Como vai ser desenvolvido ao longo do ano?
Danieli Hinke: Vai ser desenvolvido com a turma do 3° ano 1 , 2° ano 2 e 1º ano 2, mas será estendido para os alunos do período matutino . Inicia com o 3° ano estudando os tipos de solos e a experiência de absorção de água pelos tipos de solos. Nesta etapa conseguimos selecionar o solo apropriado para a nossa horta. Após realizaremos estudos em torno das características e tipos de plantas, envolvendo também as PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais), em seguida realizaremos atividades com pesquisa. Resgataremos plantas e ervas utilizadas pelos nossos antepassados, para definir o que plantar em nossa horta. Estudaremos os benefícios de ter a própria horta e consumir alimentos saudáveis. E então montaremos a nossa horta onde cada aluno é responsável por cultivar uma horta em casa da forma que estiver ao seu alcance e registrar em vídeos e fotos para montar uma apresentação para os demais colegas.
Prefeitura de Mafra: Além da horta, será feito mais algum estudo para aprofundar o projeto?
Danieli Hinke: Será organizada também uma horta com a garrafa pet (cada aluno terá a sua) eles irão montar uma horta vertical na escola e plantar ervas aromáticas junto com a turma do 1° ano, temperos como cebolinha, salsinha e manjerona com os alunos do 2º ano , para o projeto do JEPP, incentivando os mesmos ao empreendedorismo em parceria.
Prefeitura de Mafra: Como será a conclusão do protejo?
Danieli Hinke: Ao final iremos preparar e auxiliar os alunos das demais séries parceiras em um prato com os produtos cultivados na horta vertical e apresentar o projeto para a escola em forma de lanche. A duração será o ano letivo todo.
Prefeitura de Mafra: Como é para você trabalhar este projeto com as crianças?
Danieli Hinke: Está sendo gratificante trabalhar o projeto, visto que é um assunto que envolve bastante os alunos e está em harmonia com a realidade da nossa comunidade escolar.Esperamos que os alunos e as famílias percebam os recursos que estão disponíveis em casa e na comunidade para uma vida com mais qualidade.