Na manhã desta quinta-feira, 26, a Secretaria de Educação realizou o lançamento do projeto “Presente na Escola”, que visa garantir o direito à educação na rede municipal de ensino de São Bento do Sul, através de ações para acompanhamento da frequência e combate ao abandono escolar. O evento ocorreu no auditório do Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper.
Esse processo será realizado por meio de relatórios diários de monitoramento e frequência dos estudantes. Dessa forma, será possível identificar ausências de forma rápida e dinâmica, através da plataforma de análise de dados: Business Intelligence (BI), com obtenção de ranking e gráficos com percentual de faltas injustificadas, com dados específicos por escola, turma e etapas de ensino.
O prefeito Antonio Tomazini comentou sobre a importância do projeto, que garante o acesso ao ensino a todos os alunos do município. “Quero parabenizar a educação por mais essa ação implantada que visa fortalecer o direito à educação para nossos alunos. Esta plataforma permite obter dados em tempo real e priorizar a agilidade no acompanhamento da frequência dos alunos. Quero reiterar que sempre faremos o possível para que nossa educação seja destaque nacional no IDEB”, disse.
Lembrando que todo o esforço coletivo de profissionais da Secretaria de Educação e unidades educacionais com o uso da plataforma do Projeto “Presente na Escola” se faz necessário, pois um dos critérios de cálculo do IDEB é justamente o Fluxo Escolar.
Conforme explicou o secretário de Educação, Josias Terres, esse sistema é altamente tecnológico e faz um levantamento de todos os alunos que faltaram na unidade escolar, especificando em cores as faltas justificadas e injustificadas para contribuir na tomada de decisão e medidas a serem adotadas. “É mais um avanço para nossa rede de ensino”, comentou.
A diretora do departamento de Ensino, Tatiane Alves, comentou que é necessário realizar ações rápidas para que o estudante não perca um só dia de aula, a não ser por motivo de força maior. “Cada estudante é muito importante para nós, e juntos conseguiremos garantir o direito à educação a todas as crianças e adolescentes”, disse.
Ao final do evento, os representantes das unidades educacionais, diretores e coordenadores participaram de explicação detalhada sobre as funcionalidades da plataforma e tiveram momentos para sanar dúvidas.