O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), formou no último sábado (21), na região do Extremo Sul Catarinense mais uma turma do curso Técnico em Agronegócio.A colação de grau aconteceu no Sítio Pura Brasil, no bairro Lagoa da Serra, em Araranguá, município sede do polo da graduação. O curso durou pouco mais de dois anos, contou com carga horária de 1.230 horas e ocorreu em formato híbrido, com 80% da grade remota e 20% das aulas presenciais.
A formatura foi conduzida pelo assessor jurídico do Sistema Faesc/Senar-SC Clemerson Pedrozo, que destacou a importância da formação para fortalecer o setor que está em constante atualização. “Esses profissionais atuarão no mercado ou em suas próprias propriedades e isso é enriquecedor. Cada dia que passa precisamos de técnicos preparados dentro das propriedades, levando novas técnicas, tecnologias e treinamentos, ainda mais em um Estado que possui pujança para a agricultura”, afirmou.
Para Sueli Silveira Rosa, supervisora regional sul do Senar, a formatura de novos técnicos traz muitos benefícios aos formandos. “Essa formação voltada para produtores rurais é fundamental para que eles se capacitem e possam fortalecer suas propriedades ou empresas ondem atuarem. Isso, consequentemente, impulsiona o agronegócio local e regional”, destaca.
Também destacaram a importância do curso para o desenvolvimento do agronegócio local e regional, a secretária chefe de gabinete Karem Suyan que representou o Poder Público Municipal e o deputado estadual José Milton Scheffer.
Conforme o formando Marcelo Rodrigues Soares, que é morador do bairro Polícia Rodoviária em Araranguá, o curso abre um leque de oportunidades. “Sou produtor de morango e avalio positivamente esse curso, pois já estou colocando em prática diversas teorias e técnicas que aprendemos. Além de trazer motivação para continuar no ramo, essa formação me apresentou novas possibilidades”.
Para Maria Santos Borges, moradora do bairro Figueirinha, em Balneário Gaivota, a capacitação foi essencial e mudou a realidade de sua propriedade. “Esse curso vem agregando muito valor na nossa produção familiar, nós tínhamos uma terra improdutiva e não dávamos valor ao espaço que possuíamos. Foi esse curso que nos mostrou que é possível viver da agricultura. Hoje produzimos três mil litros de leite e mais de 300 mil mudas de pastagem”.
O anfitrião da formatura, o presidente do Sindicato Rural de Araranguá, Rogério Pessi, avaliou positivamente o curso, que aconteceu em parceria com a própria entidade representativa. “O Sindicato fica muito otimista ao ver que o curso de técnico em agronegócio está formando mais uma turma e principalmente em saber que a região é beneficiada com a capacitação do produtor agrícola. Muitas vezes, o agricultor sabe como fazer, mas falta alguns ingredientes que fortalecem a produção e isso é ofertado na graduação. Temos uma nova turma iniciando e isso mostra que a implantação do curso foi uma boa semente e que estamos colhendo bons frutos”.
O presidente José Zeferino Pedrozo mandou uma mensagem de felicitações aos formandos e destacou que o curso demonstra a pujança de um setor que move a economia catarinense. “A qualificação cumpre um importante papel na transformação de propriedades rurais, bem como em empresas e entidades do agronegócio, pois oportuniza empregar técnicas inovadoras e sustentáveis para melhorar a produtividade e elevar a renda. Temos orgulho em formar mais uma turma que vem para qualificar e fortalecer ainda mais o nosso agronegócio. Parabéns aos novos profissionais”.
NOVOS TÉCNICOS EM AGRONEGÓCIO
- Chaiane Marques Motta
- Elisangela da Silva Costa Vieira
- ÍcaroScarabelotBardini
- Irene Martins Silvério
- Joel Varela Piva
- Juselaine Ballico
- Kelen Gonçalves
- Lucas Toreti Scarabelot
- Maria Santos Borges
- Murilo dos Santos Ricardo
- Silverio Figueredo Roque
- Vitória Alves Pereira
- Marcelo Rodrigues Soares