Com a finalidade de exercitar a empatia e cooperação dos alunos em relação ao outro, destacando que cada indivíduo possui suas próprias necessidades, sentimentos e modo de agir e que cada uma dessas peculiaridades deve ser sempre respeitada, alunos do 4° ano da EMEF São Lourenço, da rede municipal de ensino exploraram diversas atividades envolvendo o tema “Transtorno do Espectro de Autismo”.
Para tanto, professores e alunos foram a campo, em busca de conhecimentos e informações. Produziram cartazes que ficaram expostos na escola para que todos os demais alunos e também os pais conheçam um pouco mais sobre o transtorno.
Ainda como atividade sobre o Autismo, no dia 11 de abril, a professora da turma, Cilmara Marquatz e a estagiária Yasmin Krol participaram da caminhada alusiva ao mês do Autismo, “caminhada essa que veio somar ao conhecimento adquirido em sala de aula”, explicou o diretor da escola, Kleverson Jorge.
Aprendizagem contínua
A Professora explicou que conforme a curiosidade das crianças foi aumentando, procurou-se saber mais sobre esse transtorno. Foram feitas pesquisas, leituras, relatos, produzidos cartazes e exposição na escola. O conteúdo tornou-se amplo a partir das curiosidades dos alunos e do interesse dos mesmos em relação ao tema. “O projeto foi desenvolvido com 23 alunos do 4º ano e veio somar e aprimorar todo conhecimento já trazido”, declarou.
Apesar de concluído o projeto, as atividades e abordagens sobre o tema continuam sendo trabalhados em sala de aula, “afinal conscientização é para uma vida toda”, concluiu a professora.
"Este Projeto Merece Aplausos"
A partir deste ano iniciamos a publicação de uma série de matérias sobre projetos positivos desenvolvidos pelas escolas da rede municipal de ensino, denominado "Este Projeto Merece Aplauso".