Rio Negrinho - Na tarde do dia 3 de agosto, quarta-feira, teve início a 6ª Conferência Municipal de Assistência Social que se estende até quinta-feira dia 4 de agosto e acontece na Sociedade Musical.
As Conferências são realizadas a cada dois anos e são de fundamental importância para o exercício do controle Social da Política de Assistência Social, por sua magnitude – como campo de direitos não contributivos e universalizadores da proteção social e por trazer uma oportunidade efetiva da participação popular e o controle social.
Há que reconhecer que, nesse processo nacional de discussão e avaliação coletiva, as conferências municipais adquirem singular importância para avaliar e concretizar os avanços conquistados na política pública de assistência social.
4 eixos serão apresentados e discutidos: l- Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS; ll- Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistências; lll- Fortalecimento da participação e do controle social e lV- A centralidade SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil.
No dia 04 de agosto, quinta-feira, a 6ªI Conferência reiniciou os trabalhos as 9h com a presença da equipe organizadora da Secretaria da Família e Desenvolvimento Comunitário e os representantes da comunidade. Também presentes neste segundo dia a Secretaria Executiva da Amunesc Eleonora Bahr Pessoa, assistente social da Amunesc Evelise Buzzi e a palestrante Andréa Heidemann, professora do Instituto Federal de SC, assistente social com Mestradoem Desenvolvimento Regionalque abordou o tema “Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores”. Ainda pela manhã apresentação dos trabalhos realizados nas mobilizações e ações já desenvolvidas. À tarde os grupos de trabalho serão organizados para a discussão dos temas após apresentação das propostas para o biênio 2011-2012, eleição dos delegados para Conferencia Estadual.