A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) destinará o total de R$ 40 milhões para investimentos pelos 12 centros de ensino, por meio da segunda edição do Programa Qualifica Udesc, o que representa a maior descentralização de recursos na história da instituição. Os valores serão repassados pela Reitoria para demandas de ensino, pesquisa, extensão e gestão administrativa, conforme as prioridades definidas pelas unidades.
O reitor, Dilmar Baretta, e os pró-reitores da Gestão 2020-2024 da Udesc vão visitar todos os campi pelo estado até o dia 20 (veja o cronograma abaixo), para lançar a iniciativa em reuniões presenciais com diretores, chefes de departamento e coordenadores de programas de pós-graduação dos centros: "Pelos registros históricos da universidade, esse valor global a ser investido pela segunda edição do Qualifica é recorde em programas de descentralização de recursos feitos pela Udesc", destaca o reitor Baretta.
De acordo com o vice-reitor, Luiz Antonio Ferreira Coelho, outro ponto importante dessa edição do Qualifica é a liberação antecipada dos recursos, já neste mês: "Dessa forma, nossos centros terão um período maior ao longo do ano para realizar os procedimentos necessários de licitação e contratação dos serviços e produtos, assim como de empenho e liquidação dos valores, os quais serão distribuídos conforme a Matriz OCC".
Segundo o pró-reitor de Planejamento, Alex Fabrin, a distribuição entre os centros da Udesc seguiu critérios técnicos da Matriz OCC, metodologia adotada pelo Ministério da Educação (MEC) no repasse às universidades federais, considerando a complexidade dos cursos e o número de estudantes.
O Programa Qualifica faz parte do projeto "Infraestrutura e investimento planejados para a excelência", previsto no Planejamento Estratégico da Udesc para a Gestão 2020-2024, dentro da ação que prevê a criação de políticas institucionais com esse objetivo.
Cronograma de lançamento do 2º Programa Qualifica Udesc