Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Geoprocessamento visa modernizar a gestão pública

Quinta, 24 de março de 2022

Clique para ampliar

 

Nesta quarta-feira (23) foi assinada a ordem de serviço com o consórcio vencedor da licitação para realizar o trabalho de geoprocessamento em São Bento do Sul. A assinatura ocorreu no gabinete do prefeito, contando com a participação de representante das empresas consorciadas e da equipe da Prefeitura. O investimento é de R$ 6.257.888,00.

 

O serviço compreende a tomada de imagens aéreas e o rastreamento a laser da superfície a partir de sobrevoos com avião. Além disso, toda área urbana disporá de imagens terrestres tomadas por veículos a partir dos logradouros públicos. Em seguida, todos esses dados serão processados por softwares que identificam a ocupação existente na área urbana e de expansão urbana para posterior conferências em campo e comparação com a documentação e os históricos existentes.

 

O objetivo central do geoprocessamento é de modernizar a gestão pública, não somente para atualização de cadastro mobiliário e imobiliário, mas sobretudo para implementação de recursos tecnológicos para que a gestão pública seja efetuada cada vez mais integrada entre setores e destes, com os cidadãos. Esse sistema visa ainda a democratização do acesso aos serviços prestados pela administração e também às informações georreferenciadas do município. “Com isso, o município dá um grande passo na direção de aproximar cada vez mais o cidadão, da administração do seu município”, comentou o prefeito.

 

Nesse contexto, entende-se que a atualização da base cartográfica e o processamento de dados georreferenciados, modernizarão a forma de fazer a gestão pública e auxiliarão o processo de tomada de decisões com a inteligência de localização nos diversos setores da administração, mediante a geração de informações para planejamento e gestão urbanos de forma integrada e multidisciplinar.

 

Também, com intuito de promover maior justiça para a cobrança de tributos dos cidadãos, será possível identificar construções. Com base nestas informações, a Prefeitura então solicitará a regularização por parte dos proprietários, ou mesmo poderá adotar medidas para salvaguarda de áreas de interesse público, sejam elas de caráter ambiental, cultural ou relacionadas a risco de alagamentos ou deslizamentos.

 

“O geoprocessamento também vai possibilitar maior agilidade na abertura de empresas em nosso município, assim como auxiliar pessoas que tenham interesse em construir e investir na cidade, pois disporão de informações georreferenciadas com mais agilidade, precisão e confiabilidade”, comentou o prefeito.

 

Conforme o secretário de Planejamento e Urbanismo, Ariel Stricker, o próximo passo será uma reunião entre as empresas e a Secretaria de Planejamento e Urbanismo para acertar o plano de trabalho e alinhar todos os detalhes para a execução dos serviços. A expectativa é de que em até 01 ano, toda a implementação esteja concluída.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA