De 21 a 27 de março, o espaço cultural dirigido pelo Sesc promove mais de 30 ações, entre elas: apresentações e intervenções artísticas, contações de histórias, palestras, feira de artesanato, sessões de curtas e médias-metragens e oficinas diversas. |
|
|
|
|
|
Divulgação Sesc. |
|
|
|
Em comemoração aos 349 anos de Florianópolis, celebrado no dia 23 de março, o Museu de Florianópolis oferece uma programação especial de aniversário aos visitantes. Ao todo, serão realizadas mais de 30 ações ao longo da semana de 21 a 27 de março, no espaço cultural.
Entre os destaques estão:
- Intervenções artísticas, como a apresentação de afrofilosofias através do toque dos tambores, com Bloco Afropercussivo Ilu Oju Inu, da Escola Livre Ubuntu; e Cortejo com o Coletivo AfriCatarina, do Museu até a Catedral Metropolitana de Florianópolis.
- Oficinas com as temáticas “Introdução às Danças Afro”; “Introdução ao Pensamento Afrofilosófico”; “Introdução Afropercussiva”; "Brincadeiras e Jogos Tradicionais"; e de Origami "Boi de mamão”.
- Contações de histórias “Causos do Frankolino”, com Andréa Rihl e Carina Scheibe; “Contos Fantásticos da Ilha de Santa Catarina”, com Sérgio Bello; e “Contos e Encantos da Ilha de Santa Catarina”, com Felícia Fleck.
- Palestras em parceria com UDESC/PPGH, com os temas “O passado-presente da Penitenciária de Florianópolis”; “Memórias de um bairro em dois tempos" (Pântano do Sul, Florianópolis/SC); e Roda de Conversa sobre Arte Urbana.
- Exposições do Projeto Tamar e de Renda de Bilro. Feira de Artesanato realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer de Florianópolis, Coordenação Estadual do Artesanato de Santa Catarina e Sebrae/SC, para a divulgação e a valorização da cultura de Florianópolis.
- Sessões de médias e curtas-metragens com exibições de filmes realizados em Florianópolis como: “Em Obras - o documentário sobre a restauração da Ponte Hercílio Luz”, da Contexto Filmes (2021); "Baile", de Cíntia Domit Bittar (2019); "Negros em Desterro", da Contexto Filmes (2021); "As Rendas de Dinho", de Adriane Canan (2019); "Naquele Tempo", de Renato Turnes (2013); "Antonieta", de Flavia Person (2016); e "Cisne Negro", da Studio de Ideias Produtora Cultural. Além de uma sessão de curtas indígenas de Eliezer Werá Antunes: "Kunhangue Reko" (Vida da mulher, 2019); "Jovens Guarani" (2019); e "Tekove Marae" (Coral Guarani, 2015).
- Também acontecem visitas mediadas com os personagens manezinhos Dona Bilica e Seo Odilho, mediações nos idiomas inglês e espanhol, em horários específicos, e as visitas mediadas pela equipe, que ocorrem todos os dias às 11h, 15h e 18h.
- Além de uma divertida "Caça ao Tesouro". A partir de um mapa, os visitantes serão desafiados a encontrar respostas para vários desafios através das pistas espalhadas nas salas expositivas do Museu.
Para participar da programação basta visitar o Museu de Florianópolis, na Praça XV de Novembro, 214. Os ingressos podem ser adquiridos no local ou pelo site nos valores de R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).
Confira a programação completa abaixo, convide seus amigos e familiares e venha comemorar com a gente!
Clique nos links das datas para detalhes sobre cada atividade. *A programação está sujeita a alterações.
21/03 (segunda), das 9h às 19h
22/03 (terça) – Museu Fechado23/03 (quarta), das 9h às 19hFeriado de Aniversário de Florianópolis
24/03 (quinta), das 9h às 19h
25/03 (sexta), das 9h às 19h
26/03 (sábado), das 10h às 16h
27/03 (domingo), das 10h às 16hVisitação gratuita e transporte público gratuito
Conheça o Museu de FlorianópolisInaugurado em novembro de 2021, em uma parceria entre o Sesc Santa Catarina e a Prefeitura Municipal, o Museu de Florianópolis está localizado no prédio histórico que sediou a antiga Casa de Câmara e Cadeia, na Praça XV de Novembro. O espaço cultural inovador, tecnológico e interativo consolidou-se como um importante atrativo turístico para a Capital catarinense, que dinamiza o centro histórico, ao lado de outras instituições vizinhas.
No local é possível encontrar a exposição de longa duração composta por seis módulos expositivos que se propõem a representar Florianópolis em suas variadas dimensões. E também uma exposição temporária, com uma mostra interativa sobre o Boi de Mamão, além de espaço para as ações educativas e Café da Museu, com um cardápio que remete à cultura local.
Sala expositiva: “Um edifício, muitas memórias”
Mostra temporária sobre o Boi de Mamão
|
|
|
|
|
|
+ Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma Instituição sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, ao lado do Senac, e se destaca como uma das entidades de caráter social mais atuantes em todo o país.
Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses. O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática”.
Entre as suas principais atribuições estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. O Sesc Santa Catarina está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e sete quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas. |