Motivação, comprometimento, criatividade, resiliência, engajamento social, protagonismo, autoconhecimento, capacidade de realização, autonomia, criação de empregos, inovação e crescimento econômico são alguns dos benefícios em investir na educação empreendedora. Com essa visão a Administração Municipal de Campo Erê, no extremo oeste catarinense, disponibilizará, no segundo semestre deste ano, um conjunto de soluções digitais para alunos e professores, como oficinas, cursos e jogos digitais.
As atividades fazem parte do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC. O objetivo é ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino, por meio de conteúdos de empreendedorismo nos currículos, com o propósito de consolidar a cultura empreendedora na educação. São trabalhadas soluções educacionais em todos os níveis de ensino com professores e alunos em duas frentes principais: o desenvolvimento de competências empreendedoras e a possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho.
De acordo com a secretária de educação e cultura Rozangela Moccelini a educação empreendedora será abordada de maneira interdisciplinar com ênfase para outras temáticas relevantes, como a sustentabilidade, reciclagem de resíduos, aprimoramento de líderes e gestores e formação humana nos desafios da atualidade. “Ainda não definimos as soluções digitais disponibilizadas pelo portfólio do Sebrae/SC, mas pretendemos executá-las no segundo semestre deste ano”, explica.
Conforme levantamento da Secretaria Municipal de Educação serão capacitados aproximadamente 200 profissionais e beneficiadas mais de 1.350 crianças. Participarão os Centros de Educação Infantil (CEI) Anjo da Guarda, Balão Mágico, Odila Marcolina de Lima, Nilci Sander, Turma da Mônica e Maria Nelly Trapp Catusso e os Centros de Educação Municipal (CEM) Maria Nelly Trapp Catusso, João Telles Padilha, Irma Roberto Florêncio e Nossa Senhora de Fátima.
Para Rozangela a educação empreendedora traz novas perspectivas, novos conhecimentos, proporciona intervenções e amplia horizontes. “Acredito na educação, na possibilidade de aprendizagem, no valor das relações humanas e na busca de soluções concretas para a resolução dos problemas. Por meio da educação, valorizamos e promovemos o engajamento, a liderança e o desejo de um lugar melhor para vivermos”.