Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Estudantes da Faculdade SENAI Chapecó se destacam em desafio nacional

Sexta, 18 de fevereiro de 2022

Projetos integradores aliam teoria à prática e fortalecem o desenvolvimento de conhecimentos teóricos, habilidades de execução de tarefas e comportamentos esperados no ambiente de trabalho

 

Estudantes catarinenses conquistaram seis das nove premiações do Desafio SENAI de Projetos Inovadores (DSPI), que envolveu 2,6 mil projetos de todo o Brasil. A proposta do prêmio é fomentar o uso da Metodologia SENAI de Educação Profissional e o empreendedorismo como processo de inovação pela educação. Os alunos venceram as três categorias. A Faculdade de Tecnologia SENAI Chapecó conquistou o primeiro lugar com o projeto Horta 4.0.

“Os projetos integradores aliam a teoria à prática; faz com que o estudante experimente no ambiente escolar os desafios que vai encontrar no mercado de trabalho”, explica o diretor regional do SENAI e diretor de educação e tecnologia da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Fabrizio Machado Pereira. “Os alunos trabalham a criatividade, a pesquisa e o trabalho colaborativo. Neste contexto, o estudante chega às empresas mais preparado, garantindo assim melhores condições de empregabilidade”, acrescenta.

Os projetos integradores são atividades práticas nas quais os estudantes resolvem problemas reais, buscando soluções integradas de diversas disciplinas ou áreas do conhecimento. Neste contexto, eles desenvolvem conhecimentos teóricos, habilidades de realizar as tarefas e as atitudes esperadas no ambiente profissional. São comportamentos como a autonomia na busca de soluções, capacidade de trabalho em equipe. Como resultado, há a entrega de uma solução (um protótipo) para o desafio (problema) escolhido. Os projetos são desenvolvidos de acordo com as situações de aprendizagem do curso do aluno.

Além de terem sido campeões nas três categorias realizadas - aprendizagem industrial, curso técnico, curso superior, os estudantes catarinenses conquistaram mais dois vice-campeonatos e um terceiro lugar.

HORTA 4.0

O projeto tem o intuito de otimizar o processo produtivo, melhorar a qualidade das hortaliças e possibilitar economia de recursos, além de maior controle dos dados a qualquer momento e em qualquer lugar do planeta. A Horta 4.0 contempla o tripé da sustentabilidade (econômico, ambiental e social), a partir da implementação de ações como remoção de manipulação humana; realização e predição do uso de recursos, como água, energia, fertilizantes, através de indicadores de desempenho; e tomada de decisão estratégica e operacional em poucos toques.

Foi desenvolvido pelos alunos da graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade SENAI Chapecó Edenilson GonçalvesIldo da RochaJoão CarnielOtávio SantinLuiz Griebeler e Josué Hume, com orientação do professor e coordenador de TI da Faculdade, Valério Junior Piana. Contou com a parceria da Penitenciária Agrícola Regional de Chapecó (DEAP), que possui projetos sociais internos de integração do recluso na sua ressocialização. Um deles é uma horta, que é totalmente artesanal.

“A implantação de sistemas automatizados é de extrema importância para assegurar a produção de alimentos com qualidade e eficiência, evitando o desperdício de recursos, visto que isso é possível através das tecnologias da indústria 4.0. Com o sistema de irrigação e controle automático, aplicando componentes de softwares aplicativos, sensores e atuadores, conseguimos, por exemplo, a irrigação correta e otimizada das plantações e também a verificação em tempo real de umidade do solo, evitando o desperdício de água e poupando dinheiro”, explica Piana. De acordo com o professor, o resultado da premiação demonstra que a Faculdade SENAI Chapecó desenvolve projetos com vínculos duradouros. “A ideia é potencializar os ganhos com as empresas parceiras para elevar a competitividade das empresas catarinenses”, frisa.

A gerente de Campus Universitário da Faculdade SENAI Chapecó, Josiane Betat, reforça a metodologia de ensino que possibilita aprender fazendo. “A inovação por meio de desenvolvimento de projetos constitui um conjunto de ações pedagógicas que dão significado para a metodologia de educação profissional. Essas propostas podem ser consideradas um termômetro dos desafios e do futuro da indústria brasileira, pois são elaboradas a partir de problemas reais e têm viabilidade para serem aplicadas na prática. O resultado dessa premiação mostra que a Faculdade está levando o nome de Chapecó para outros lugares e se fortalecendo na pesquisa”.

VEJA A CLASSIFICAÇÃO FINAL NAS TRÊS CATEGORIAS:

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

1º lugar - projeto EYE S EPI (SC - Caçador)

2º lugar - projeto GAIA (SC - Caçador)

3º lugar - projeto SUP OXI (RJ)

CURSO TÉCNICO

1º lugar - projeto ADAPTMAK (SC - Tubarão)

2º lugar - projeto TIE UP CARGO (SP)

3º lugar - projeto RECYCLE TREE (SC - São José)

CURSO SUPERIOR

1º lugar - projeto HORTA 4.0 (SC - Chapecó)

2º lugar - projeto RECICLAGEM PLA (SC - Joinville)

3º lugar - projeto TAGSOLUM (MT)



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA