Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Passo importante para o funcionamento da Usina de Processamento de Resíduos

Terça, 08 de fevereiro de 2022

A Usina de Processamento de Resíduos - UPR do Samae já está em processo de funcionamento. Este é um projeto inovador realizado em São Bento do Sul, que visa transformar o lixo recolhido nas casas dos são-bentenses em diferentes tipos de materiais plásticos, como tijolos, tubos, pavers entre outros. Este material pode ser utilizado em calçadas ou outras obras pelo município, inclusive pavimentação.

 

Conforme destacou o prefeito Antonio Tomazini, desde o início de 2021, vários passos foram concluídos para que a Usina pudesse estar em operação. “Investimos mais de R$ 1 milhão na parte de energia elétrica da estrutura, pois os testes antes feitos eram a base de geradores alugados. Conseguimos a Licença Ambiental de Operação em 2021, em seguida foi possível lançar a licitação para contratação da mão de obra para operação da Usina, que infelizmente por duas vezes teve sua licitação deserta. Porém, no início de janeiro foi possível realizar a contratação da empresa para início dos trabalhos após a terceira licitação. É algo que nos anima, pois agora será possível dar sequência aos trabalhos neste projeto inovador”, explicou o prefeito.

 

Agora, a empresa responsável terá uma série de treinamentos para operação do sistema, para que então possa ser dado o start inicial das atividades de pré-operação.

 

De acordo com o diretor presidente do Samae, Osvalcir Peters, foram realizados diversos testes operacionais, obras civis, documentação técnica, contratação de mão de obra, entre inúmeras intervenções para que chegasse neste estágio.

 

Convém ressaltar que todo equipamento instalado e agora funcional será rigorosamente testado e operado para processar praticamente todo resíduo domiciliar gerado no município. A partir de agora, será possível verificar qual a eficiência operacional do conjunto. O objetivo é processar 40 toneladas de lixo por dia”, destaca Peters.

 

Como funciona a Usina - O processo de transformação do lixo inicia pelo “rasga-saco”, onde é feita a separação do material recebido no local. Objetivo é retirar da esteira itens que não podem ser reciclados, como pilhas e baterias, por exemplo. A partir de então inicia todo o processo de trituração dos resíduos que em seguida são enviados para moldes dos materiais e com alta temperatura, estes itens são processados e ganham forma, como pavers, tubos, tijolos e outros materiais.

 

Lixos úmidos e orgânicos terão outro destino. Eles vão ser enviados para biodigestores, onde serão transformados em biogás. O biogás vai movimentar um gerador de energia elétrica e a eletricidade será injetada na rede da Celesc, abatendo o valor da fatura a ser paga pelo Samae.

 

Lembrando que a UPR irá funcionar em parceria com o Aterro Municipal, que teve sua ampliação concluída no ano passado, aumentando a vida útil para aproximadamente 15 anos, servindo de backup para a Usina.

 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA