Recentemente, o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, se pronunciou através de um vídeo afirmando que haverá reajuste no piso nacional dos professores, passando de R$ 2.886,24 para R$ 3.845,63. A Secretaria de Educação vem acompanhando assiduamente todas as atualizações quanto ao reajuste do piso nacional e aguarda publicação da medida provisória para prosseguir com as providências cabíveis em âmbito municipal, assim como já foi orientado pela UNDIME.
Assim que for publicado documento oficial do Governo Federal, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Secretaria de Finanças, realizarão todos os alinhamentos para acompanhar o impacto financeiro considerando o percentual de 33%, uma vez que é o ordenador de despesas da pasta da Educação. Para isso, será realizado um estudo para verificar se a pasta terá como custear o reajuste ou terá que realizar uma reestruturação na rede para suportar esse impacto financeiro ao longo dos anos. Além disso, as readequações também serão necessárias (obras, compras, investimentos, pessoal, ACT, concurso e outros) no orçamento já previsto para a educação, prevendo o reajuste do piso nacional.
"Nós, da Secretaria Municipal de Educação, ficamos muito felizes em fazer parte da valorização dos professores com um percentual tão considerável quanto este. Nossos professores merecem esse reconhecimento pelo trabalho de tamanha relevância que desempenham. Valorizar os professores também é valorizar nossos alunos", disse o secretário de Educação, Josias Terres.
Todos os trâmites quanto ao reajuste do piso nacional de educação no âmbito de município serão divulgados no site da Prefeitura e nas redes sociais.