A partir desta quarta-feira (12), a imunização da população contra a Covid-19 ocorre no ESF 2 (Serra Alta), no ESF 3 (Centenário) e no ESF 5 (Cruzeiro) das 7h30 às 15h30, e na unidade central das 7h30 às 20 horas. Não é necessário agendamento.
Conforme a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Cristiane Jantsch Sestren, é solicitada à população que compareça a um destes quatro postos no horário programado, pois muitos têm procurado a imunização após o horário e caso não tenham doses abertas, as equipes não podem mais abrir, já que os fracos com as doses possuem horas de validade. “Com isso, evitamos o desperdício e conseguimos dar sequência à imunização da população de forma organizada”, comentou.
Cristiane lembra ainda que cada laboratório possui um prazo específico de intervalo entre a primeira e a segunda dose. No caso da Coronavac, são 28 dias. Da AstraZeneca, de 10 a 12 semanas, e da Pfizer, 8 semanas.
Já as doses de reforço (3ª dose), independentemente do laboratório, o prazo é de quatro meses em relação à 2ª dose. Para vacinados com a Janssen, o intervalo é de 2 meses após a aplicação da dose única. “Somente quem precisa ser imunizado com a segunda dose da Janssen deve ficar atento, pois o imunizante deste laboratório somente é aplicado no posto de saúde central”, destaca.