“José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo” (Mateus 1,20).
Olhemos, hoje, para José, esse homem justo, temente a Deus, um verdadeiro homem de Deus. É importante compreendermos que nem José compreendeu aquilo que Deus realizara em Maria, afinal de contas, ela estava prometida em casamento a ele, mas, antes disso, Maria ficou grávida por obra e por ação do Espírito Santo. Humanamente, como podemos compreender, se não nos submetermos a essa ação maravilhosa de Deus na Sua serva, a Virgem Maria!
Muitas vezes, não compreendemos os desígnios de Deus, a ação de Deus, Sua mão e graça. Muitas vezes, ficamos até perdidos diante dos acontecimentos e dos fatos que não compreendemos, que não entendemos. É preciso, aqui, a submissão na oração e no silêncio da escuta. O que fazer? Colocarmo-nos nas mãos de Deus, deixar que a Sua sabedoria, que a Sua luz e o Seu Espírito Santo nos levem à compreensão, para que não sejamos levados pelos sentimentos do coração, os quais, muitas vezes, são sentimentos e pensamentos equivocados.
A relação de Maria com a Trindade, com Deus Uno e Trino, é plena. Ela se torna toda de Deus na sua humanidade
Se somos pessoas orgulhosas e soberbas, é mais difícil ainda compreendermos e entendermos a verdade, porque nos deixamos levar pelos pensamentos que vem a nossa mente.
José submete o seu pensamento e o seu coração à ação divina; e a ação divina através de um sonho, através do Anjo do Senhor, manifesta-se a José e revela a verdade que ele não conhecia. A primeira coisa: “José, não tenhas medo de receber Maria”. O medo se apoderou daquele homem que viu a sua esposa grávida, mas não por ação dele. Como compreender isso? A graça de Deus, que foi única na vida de Maria, é agora a graça de Deus que também traz a sabedoria a José. “José, é por ação do Espírito Santo que ela concebeu, é pela ação do Espírito Santo que ela engravidou”. Por isso, todo o medo, temor, receio e toda aflição que tomavam conta do coração de José são, agora, tomados pela graça do Senhor que ilumina e direciona o seu coração.
Até hoje, muitos irmãos, até cristãos, não compreendem o que Deus realizou em Maria. O que nela se realizou não se realizou em criatura humana alguma. Ela é bendita entre todas as mulheres, porque a filha do Pai foi tomada pelo Espírito Santo de Deus como esposa, e nela gerou Jesus, nosso Salvador.
A relação de Maria com a Trindade, com Deus Uno e Trino é plena, ela se torna toda de Deus na sua humanidade. Por isso, o que nela se realiza é sublime e divino. É preciso submeter-se a Deus para poder contemplar aquilo que Ele realiza nesta mulher escolhida entre todas.
Deus abençoe você!