Durante o dia, entre palestras e debates, constou na programação os 30 anos da Epagri e o trabalho em cima do painel de discussão sobre "Água e Solo no contexto da Sustentabilidade e do Desenvolvimento", com moderação do Gerente Regional da Epagri de Canoinhas, Daniel Uba e participação da Coordenadora Estadual do Programa Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental da Epagri, Juliane Garcia Knapik Justen e do Diretor Técnico da OCESC, José Almery Padilha.
Também participaram do painel o Vice-presidente regional Planalto Norte da FACISC, Antônio Carlos Tiburske, o Diretor da Moinho Catarinense S/A e FIESC, Egon Werner e a Gerente de Gestão de Processos Ambientais Mariane Hatsuno Murakami.
Com a continuidade dos trabalhos, houve debate dos seguintes eixos: Governança; Uso, manejo e conservação do solo; Planejamento dos recursos hídricos; Comunicação para a sustentabilidade; Riscos, passivos e recuperação ambiental.
No encontro os participantes puderam apreciar no local o "Museu de Solos", desenvolvido pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Canoinhas, que mostra os principais tipos de solos encontrados na região.
Articuladores Municipais
O Planorte abriu espaço para a posse dos Articuladores Municipais, os quais atuarão como porta-vozes do programa nos catorze municípios que compõem o Planorte. Os articuladores terão a missão de realizar a articulação com as entidades e empresas dentro de cada um dos municípios, sendo um elo do núcleo gestor do programa com as entidades e cidades. De Mafra foram empossados a gerente de meio ambiente Elisangela de Lima e o gerente de desenvolvimento de interior Sidiomar Peters, ambos da Prefeitura de Mafra.