Na sexta-feira (3), o SAMAE de São Bento do Sul realizou o pagamento aos produtores rurais participantes do programa “Pagamento por Serviços Ambientais - PSA''. O evento ocorreu no auditório da autarquia e contou com a presença do prefeito Antonio Tomazini.
O PSA em São Bento do Sul nasceu como uma iniciativa de preservação das margens do Rio Vermelho, próximas ao manancial de captação de água do município, no ano de 2010. De lá para cá, o programa cresceu, se expandiu e virou referência para diversas outras iniciativas pelo Brasil.
O grande objetivo do PSA é garantir a preservação das margens, assim como da bacia do Rio Vermelho, desde sua nascente até o ponto de captação de água.
Para o prefeito Antonio Tomazini, este trabalho é visando o futuro, com o intuito de garantir o abastecimento de água com qualidade para toda a população. “É um programa que vem se destacando cada vez mais. Assim, quero deixar registrado o meu agradecimento a todos que vem cuidando dos nossos rios. Todos ganham com este serviço realizado por vocês, parabéns a todos”, disse.
Através do programa, os proprietários participantes são incentivados a adotar práticas sustentáveis em suas propriedades, tanto em relação à vegetação nativa, como às áreas de preservação permanentes, como em relação à agricultura, manejo do solo e administração das propriedades.
O diretor presidente do SAMAE, Osvalcir Peters, reforçou que o objetivo é ampliar cada vez mais o programa. “Com o apoio do prefeito Tomazini, queremos ampliar o PSA. Agradecemos os proprietários que cuidam da vegetação ao redor dos nossos rios para preservar o nosso maior tesouro que é a água”, enfatizou Peters.
Com a evolução do PSA, em 2020, o SAMAE lançou edital, expandindo o programa para duas novas bacias, a do Rio Negrinho e a do Rio Banhados.
Hoje integram o PSA:
1542,91 Hectare do Rio Vermelho, sendo 25 propriedades
15,94 Hectare do Rio Negrinho, sendo 2 propriedades
35,54 Hectare do Rio Banhados, sendo 5 propriedades
O PSA é gerenciado pelo Comitê Gestor, responsável por planejar e desenvolver todas as ações relacionadas ao programa.
Entidades que fazem parte do Comitê: Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA; Companhia Catarinense de Empreendimentos Florestais – COMFLORESTA; Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu; Consórcio Intermunicipal Quiriri; Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – EPAGRI; Representantes dos Proprietários Participantes do Programa; Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável; Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente; Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo; SAMAE; Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC; Usina Rio Vermelho de Energia – URVE.
No final do evento foi realizada a entrega dos cheques aos proprietários participantes do programa, com a participação do vereador Luiz Neri Pereira e membros Comitê Gestor do PSA.