A Secretaria de Saúde de São Bento do Sul atualizou o número das pessoas com mais de 18 anos que não tomaram a 2ª dose da vacina contra a Covid-19 no município. Ao todo, 916 pessoas estavam agendadas e não compareceram à Central de Vacinação para receber a segunda aplicação do imunizante.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Cristiane Jantsch Sestren, 916 é um número significativo de pessoas que não tomaram a 2ª dose. “O principal objetivo da vacina é reduzir os riscos de desenvolver a forma grave da doença. Por isso a 2ª dose é muito importante”, destacou.
Quem recebeu as doses de Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer, estas necessitam da 2ª dose. Apenas a vacina da Janssen é dose única. “É importante ressaltar ainda, que as pessoas que tomaram a vacina da Pfizer, elas respeitem exatamente a data de sua 2ª dose, pois a partir do momento que o frasco é aberto a validade é por apenas 6 horas, ou seja, a pessoa pode perder esta vacina pois não terá mais para repor”, explicou Cristiane.
Quem perdeu a data de sua 2ª dose pode procurar o Centro de Vigilância à Saúde - CVS para realizar o agendamento de uma nova data de aplicação.
Mutirão de vacinação
No próximo dia 3 de outubro também está marcado o mutirão da vacinação para pessoas com mais de 18 anos que estão cadastradas no site e aqueles que apresentaram justificativa e ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid.
O mutirão irá ocorrer na Central de Vacinação (ginásio Annes Gualberto) e na Unidade de Saúde Central.
É importante que estas pessoas fiquem atentas ao site vacina.saobentodosul.sc.gov.br para acompanhar o local e o horário para receber a dose.