No mês de julho a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente realizou uma pesquisa para verificar a opinião da comunidade em relação a coleta seletiva. O questionário foi feito através do Google Forms (disponibilizado no site da Prefeitura), no Sistema Portabilis e de forma impressa para os alunos que frequentam o grupo remoto da Rede Municipal de Ensino. O resultado da pesquisa demonstrou que a participação da população separando corretamente os resíduos e sendo conscientes ficou muito evidente.
A Coleta Seletiva faz parte do Programa Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Rio Negrinho. O Programa Municipal de Coleta Seletiva no município teve início em 1998 numa ação conjunta entre Consórcio Quiriri, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Secretaria de Educação. Esse processo educativo envolveu agentes ambientais contratados pela empresa responsável pela Coleta dos Resíduos, palestras nas escolas, concursos e demais ações, priorizando sempre a separação correta dos materiais.
As agentes ambientais realizaram visitas domiciliares primeiramente em dois bairros, sendo Vista Alegre e Jardim Hantschel, e posteriormente em todos os bairros da cidade, realizando uma pesquisa e distribuindo o calendário da coleta seletiva e orientando a população.
Paralelamente, a Secretaria de Educação implementava projetos ambientais escolares com a temática dos Resíduos Sólidos, realizando visitas ao antigo Lixão e depois ao Aterro Sanitário.
A primeira Coleta Seletiva ocorreu em 04/04/2000, e desde então o Programa vem ampliando e sendo implementado com objetivo de otimizar e prolongar a vida útil do Aterro Sanitário.