Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Projeto ”Recicla São Bento” visa ampliar a reciclagem de resíduos

Quinta, 19 de agosto de 2021

 

O SAMAE de São Bento do Sul está trabalhando no projeto “Recicla São Bento''. O objetivo é auxiliar na reciclagem do lixo por meio de uma sacola diferenciada na cor alaranjada, que será distribuída pelo SAMAE nas residências do município.

Conforme explicou o diretor presidente do SAMAE, Osvalcir Peters, com este projeto o município irá ampliar a quantidade de material de coleta reciclável. ”De todo o lixo no município, 7 a 8 % somente são reciclados. Já temos exemplos de outros municípios que ampliaram a coleta reciclável de 3% para 27 % de coleta seletiva e com isso, iremos evitar que eventualmente o material reciclável seja enviado para o aterro e sim, seja doado para a Cooperativa de Catadores da cidade, aumentando sua receita com a venda destes materiais”, explicou.

O prefeito Antonio Tomazini esteve na Cooperativa juntamente com Peters, para apresentar o projeto para os coletores. “Estamos aqui para explicar o quanto este projeto deve beneficiar o trabalho deles e também a reciclagem de todo lixo na cidade. Com certeza é uma ação em prol de toda a população com a sustentabilidade para garantir a adequada destinação do resíduo”, destacou o prefeito.

Ainda de acordo com Peters, o SAMAE estará apresentando o projeto para a Câmara de Vereadores de São Bento do Sul e assim que aprovado, já poderá ser dado continuidade na distribuição das sacolas. “Só estamos analisando tudo juntamente com o jurídico da Administração 
e, em seguida, será enviado para a Câmara. Nós, da autarquia, também estamos dispostos em sanar qualquer dúvida”, enfatizou.

O projeto:

projeto-piloto deverá iniciar no bairro Brasília e aumentando gradativamente para toda cidade, sendo divulgado nas mídias sociais da Prefeitura e SAMAE. O mesmo consiste na sacola de cor alaranjada como identificação visual, com 100 litros de capacidade.

Desta forma será feita a distribuição de 4 sacolas plásticas por residência por mês e a coleta convencional normal já estará ciente que esta sacola deve ser recolhida apenas pela coleta seletiva. O orçamento também para compra do material já está sendo realizado pelo SAMAE.

Um exemplo prático, quando a pessoa for descartar o material reciclável na sacola laranja, o coletor irá recolher a mesma e irá devolver outra para reposição. Desta forma também é possível economizar e evitar desperdícios”, explicou Osvalcir Peters.

 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA