Nesta quinta-feira (12) foi realizada nova reunião do comitê de crise para enfrentamento da Covid-19 em São Bento do Sul. Um dos pontos destacados no encontro foi o avanço da vacinação no município, onde, das 64.336 pessoas estimadas acima de 18 anos de idade, 41.396 (64,37%) já receberam a primeira dose do imunizante. O público com segunda dose totaliza 16.083 pessoas (23,16%).
Conforme a secretária de Saúde, Carmen Binotto, em relação às segundas doses não existe atraso na imunização e essa diferença ocorre por conta do intervalo que deve ser dado entre a primeira e a segunda aplicação. Mas uma preocupação tem sido em relação às pessoas que não querem ser vacinadas. Neste quesito, a secretaria pede apoio da classe empresarial e demais entidades no sentido de conscientizar as pessoas que a imunização é a única forma de colocar fim à pandemia.
Carmen ainda diz que graças à vacinação, os atendimentos relacionados à Covid-19 no município tem caído significativamente. Por conta disso, o Centro de Covid do bairro Serra Alta já foi desativado, com o local voltando aos seus atendimentos normais como posto de saúde. No caso da Vila 1º de Maio, no bairro Colonial, o atendimento ocorre somente de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, com escala médica de um ou dois profissionais dependendo do horário.
A secretária diz que todo atendimento é baseado em estatísticas e os números dos últimos dias têm demonstrado a redução de pacientes com sintomas relacionados à Covid-19. Nos nove dias úteis de agosto, por exemplo, 722 pacientes foram atendidos na Vila 1º de Maio, uma média de 72 ao dia. “Já chegamos a atender cerca de 300 pacientes ao dia”, destaca. Mas, Carmen ressalta que a Secretaria de Saúde segue em alerta e com a chegada da variante delta, caso o cenário mude para pior, a secretaria também fará os ajustes necessários.
Pós-Covid - Agora a preocupação da Secretaria de Saúde começa a focar nos atendimentos pós-Covid, pois a doença deixa muitas sequelas graves em vários pacientes. Para atender estes casos, Carmen explica que a recomendação do Ministério da Saúde é que haja um fortalecimento na rede de atenção básica dos municípios, pois os casos serão tratados como doenças normais, com base na sequela, não havendo uma classificação específica para o pós-Covid.
A médica Sabrina Bollmann Garcia Schwingel explica que há mais de um mês iniciaram as conversas no sentido de como seriam feitos os atendimentos aos pacientes pós-Covid. Ela disse que inicialmente se pensava em criar um centro especializado, no entanto, a partir de agora, com as recomendações do Ministério da Saúde, ela acredita que seja facilitado o atendimento por meio da descentralização proposta.
Neste momento então ocorrem reuniões com os médicos da rede pública de saúde para definir os critérios de atendimento a estes pacientes, determinando não só o fluxo de atendimento como o acompanhamento dos casos, haja vista que algumas especialidades vão ter maiores demandas que outras, como é o caso da cardiologia e da neurologia.
De acordo com Sabrina, estas duas áreas serão as mais necessitadas pelos pacientes. Por conta disso, nos próximos dias ocorre uma reunião com os médicos especialistas para tratar da questão. “Algumas unidades já estão trabalhando muito bem no pós-Covid e agora vamos tentar deixar esse atendimento mais homogêneo em todas as unidades”, explicou.
Monitoramento – A médica Andrea Duvoisin, responsável pela Central de Monitoramento, apresentou estatísticas que mostram a redução dos casos em São Bento do Sul nas últimas semanas. O que chama a atenção é queda mais significativa entre a população com 20 a 59 anos, justamente as faixas etárias que estão em processo de vacinação. Tanto os idosos, onde a vacinação já foi concluída, quanto aos mais jovens, o número de notificações segue estável. “É uma queda consistente, que nos deixa otimistas, apesar da delta”, disse.
No entanto, a médica diz ser necessário manter o sinal de alerta devido à positividade dos casos, ou seja, em relação aos suspeitos e exames realizados, na última semana o índice de confirmação ficou em 20%, uma leve alta em relação à semana anterior, quando era 17%. “Temos que ficar atentos porque agora tem a questão da delta, com uma taxa de transmissão maior que a anterior”, explicou.
Também há redução no número de internamentos tanto em enfermaria quanto em UTI no Hospital Sagrada Família. Ainda nesta linha, Andrea explica que com a conclusão do esquema vacinal, o número de internamentos de pacientes com idade entre 50 e 59 anos caiu drasticamente. “E tivemos uma queda significativa nas demais idades a partir do avanço da vacinação”, destacou.
Para a secretária Carmen Binotto, graças à Central de Monitoramento, o trabalho da equipe foi fundamental para garantir atendimento de qualidade aos pacientes, pois também houve muitos pacientes que receberam atendimento em casa, sem necessidade de ir ao hospital, o que poderia gerar ainda mais problemas.
Hospital – O diretor geral do Hospital e Maternidade Sagrada Família, Oscar Fernandes Junior, diz que hoje a situação da unidade é mais tranquila no que diz respeito a pacientes com Covid-19. Nesta quinta-feira, na UTI estavam três pacientes internados, sendo dois de São Bento e um de outra cidade.
Educação – O secretário de Educação, Josias Terres, falou sobre o novo decreto do governo do Estado, determinando a redução do espaço entre alunos nas salas de aula, passando de 1,5 metro para 1 metro. Somente nos refeitórios o espaçamento anterior seria mantido. Além disso, o Estado determinou que em até 30 dias as aulas presenciais devam ser 100% retomadas em Santa Catarina, tanto na rede pública quanto na particular.
A Secretaria de Educação também já definiu o calendário de retorno presencial das aulas. A partir de segunda-feira, dia 16, retornam todos os alunos do 6º ao 9° ano (100% presencial) e os do Pré II (100% presencial e integral). No dia 23 voltam os alunos do 1º ao 5º ano (100% presencial) e Pré I (100% presencial e integral). No dia 30, o maternal I e II (100% presencial e integral). E no dia 6 de setembro volta o berçário (100% presencial e integral).