Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Secretaria da Agricultura inicia regularização fundiária de propriedades rurais em Major Gercino

Quarta, 04 de agosto de 2021

Clique para ampliar

Santa Catarina avança na regularização fundiária de imóveis rurais e inicia os trabalhos em Major Gercino, na Grande Florianópolis. A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural começou o processo para legalização de 828 propriedades no município. O Programa Terra Legal é uma das prioridades do governo Carlos Moisés. Em 2021, o Governo do Estado pretende investir R$ 7,3 milhões para regularização de imóveis rurais, beneficiando mais de 20 mil famílias catarinenses.

“Serão investimentos de mais de R$ 200 mil para darmos esse importante passo rumo ao fortalecimento da agricultura de Major Gercino. É a realização de um sonho antigo dessas famílias, de poder ter o bloco de produtor rural, acessar as políticas públicas, modernizar a sua propriedade. Não há nada mais valioso do que a tranquilidade de ser dono da própria terra.”, destacou o secretário da Agricultura, Altair Silva.

O diretor de Políticas da Agricultura Familiar e da Pesca, Hilário Gottselig, explica que serão 24 comunidades atendidas em Major Gercino e mais de 27 mil hectares regularizados.

“Essa é uma ação que está acontecendo em todo o estado. Vocês irão perceber que vai muito além da regularização da terra, é um programa que muda a vida das pessoas, incentiva o desenvolvimento das famílias, a geração de renda e a dinâmica de todo o município”, ressalta Hilário Gottselig.

Nesse primeiro momento, uma equipe da Secretaria percorre o município para montar a Comissão Coordenadora local, que cuida da divulgação e apoia a organização das entregas da documentação. Em setembro, começa o georreferenciamento e a regularização das propriedades rurais.

Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Major Gercino, Marlene Aparecida Ribeiro Fuck, essa é uma demanda antiga dos agricultores que aguardam a legalização da propriedade para que possam investir e melhorar a produção.

Programa Terra Legal

Com o Programa Terra Legal, a Secretaria da Agricultura fornece o georreferenciamento necessário para que os produtores regularizem seus imóveis rurais. De posse do documento, o produtor poderá contratar uma assessoria jurídica para a conclusão do processo. As ações atendem os proprietários ou posseiros que têm imóveis não regularizados devido a posses, partilhas não realizadas ou contratos de compra e venda antigos e que, por isso, não possuem registro.

Sem o registro do imóvel, os produtores vivem em uma situação de insegurança jurídica e ficam de fora das políticas públicas ou incentivos dos governos federal e estadual.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA