São Bento do Sul atingiu a marca de 50,48% da população vacinada com a primeira dose contra a Covid-19. Até a última atualização, o município já havia aplicado 40.615 vacinas, sendo 29.914 primeiras doses e 10.701 segundas doses. No caso da vacina Janssen, por esta ser em dose única, os imunizados com ela são contabilizados para o grupo da população como segunda dose, pois este refere-se às pessoas que concluíram seu esquema vacinal.
Segundo a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Cristiane Sestrem, atualmente estão sendo vacinadas as pessoas com mais de 39 anos e o cadastro está aberto para o público com 38 anos ou mais. O cadastro é somente online pelo site vacina.saobentodosul.sc.gov.br e a data para a pessoa ser vacinada é agendada conforme as doses disponíveis pelo município.
É importante que antes de fazer o cadastro a pessoa que nunca consultou pelo SUS ou que está há mais de dois anos sem consultar pelo SUS na unidade de saúde procure o posto mais próximo para fazer ou atualizar o cadastro. Para isso é necessário apresentar documento com foto, comprovante de residência e o Cartão SUS (caso a pessoa possua). Sem este cadastro não será possível agendar a vacina.
Também está aberto o cadastramento para as lactantes que amamentam crianças com mais de 2 anos de idade. O cadastro também é online e é necessário, na hora de preencher os dados, anexar o atestado médico e a certidão de nascimento da criança.
De olho no site – Cristiane informa ainda que as pessoas que fizeram o cadastro para a primeira dose no site e que a segunda dose está prevista para a partir do dia 19 de julho, necessitam ficar atentas ao site da vacina, pois uma nova mensagem será reenviada informando o dia e horário da aplicação da segunda dose.
Já as pessoas que fizeram o cadastro da primeira dose por telefone, a Secretaria de Saúde estará ligando para informar. “É importante que a população fique atenta ao site e o cadastramento online é somente para a primeira dose. Se a pessoa não fez o cadastro pelo site, deverá aguardar o contato da secretaria”, disse.
Antecipação de vacina – A Secretaria de Saúde informa ainda que, devido ao quantitativo de doses disponíveis no município para a aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca, neste momento, não haverá a antecipação da dose, permanecendo o intervalo de 12 semanas.