Rio Negrinho recebe neste final de semana mais uma competição de xadrez. O Circuito IRT de Xadrez SC – Taça Ensino Médio Campeão Colégio Froebel – já tem mais de 60 competidores inscritos, com a presença confirmada de nove mestres. Dentre os atletas, destaque para competidores com deficiência visual.
A inclusão destes atletas com deficiência visual é uma novidade na etapa, visto que o esporte é modalidade paraolímpica. “Teremos a participação de um representante da Federação Brasileira de Xadrez para deficientes visuais e participantes com deficiência visual, vindos de Porto Alegre, Curitiba e Curitibanos”, comentou Eduardo Sperb, organizador do evento.
São atletas vindos de várias cidades de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, disputando medalhas e também posições nos rankings nacional e internacional. “Vale para o ranking nacional e internacional. A premiação atende a categoria absoluta (geral) e feminina, crianças até 10, 12, 14, 16 e 18 anos, além de veteranos. Jogam várias idades entre si, mas se premia pela faixa de idade e ranqueamento”, explicou Eduardo.
O evento acontece no Espaço Cultural a partir da tarde desta sexta-feira, seguindo até domingo. “Toda a competição segue as normas de combate ao coronavírus, com totem de álcool em gel na entrada, distanciamento e uso de máscaras”, ressaltou Marco Aurélio Leite Bastos, diretor-presidente da Fundação de Esportes, apoiadora do evento.