Do início do ano até o dia 30 de junho, o Centro de Atendimento e Triagem ao Coronavírus, localizado ao lado do Posto Central, realizou 16.428 atendimentos. Nos últimos dias a procura pelo atendimento no local diminuiu. No sábado foram 19 procuras, caindo para 17 atendimentos no domingo.
Para o prefeito Dr Caio, a queda na procura não significa que a doença esteja passando. “O vírus está aí e devemos manter os nossos cuidados. Usar máscara, álcool em gel e evitar aglomerações continuam sendo nosso dever”, frisou.
Rafael Schroeder, secretário de Saúde, atribui a baixa na procura e também no número de novos casos à vacinação. “Estamos com um grande número de pessoas vacinadas com ao menos uma dose. São mais de 14 mil aplicações, o que corresponde a 46% da nossa população vacinável”, comentou.
Atualmente a unidade conta com dois médicos para atendimento da população, sendo um para os positivados e outro para os casos suspeitos e negativos. “A partir deste sábado vamos mudar o horário dos finais de semana para 7h30 às 13h30. Notamos que a maior procura acontece na parte da manhã”, disse o secretário.
Além disso, neste mesmo período, foram realizados 10.929 testes de identificação do coronavírus. São 7.460 testes de antígeno e 3.469 PCR’s enviados ao Laboratório Central (Lacen), em Florianópolis.