Florianópolis - Filhos de famílias cadastradas em programas sociais do município de Canoinhas, no Planalto Norte de Santa Catarina, 16 estudantes da cidade começam na quinta-feira, um curso de informática básica no SENAI. Para muitos, será o primeiro contato com um computador. Não só para eles, mas também para seus pais, que foram convidados a acompanhar os filhos na aula inaugural.
"A falta de conhecimentos em informática dificulta o acesso ao mercado de trabalho", observa a diretora do SENAI em Canoinhas, Maria Rosane Tormena. A iniciativa - uma parceria da instituição com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Canoinhas - tem o objetivo de desmistificar a informática entre os estudantes e seus pais.
O curso oferecerá iniciação em informática, com noções em softwares de edição de texto, planilha eletrônica, apresentações. Nas primeiras aulas, os estudantes aprenderão o funcionamento do computador terão algumas experiências lúdicas, como brincar com softwares de desenhos.
O curso atenderá os estudantes da região II do Cras. Terá duração de 90 horas-aula, o que corresponde a quatro meses de aula. As aulas se iniciam às 7h30min.