Nesta quarta-feira (19) inicia o projeto-piloto do aplicativo e-Cidadão Saúde, por meio do qual os pacientes poderão agendar consultas médicas em três postos de saúde de São Bento do Sul. A utilização do aplicativo é totalmente gratuita. Fazem parte desta primeira etapa o ESF 5, do bairro Cruzeiro; o ESF 3, do bairro Centenário; e o ESF 7, do bairro Alpino.
O e-Cidadão Saúde foi desenvolvido pela empresa Olostech e funciona em celulares Android e iOS. O paciente poderá baixar o aplicativo diretamente da loja do seu dispositivo e, para ativá-lo, será necessário ir a qualquer posto de saúde. Este procedimento presencial é necessário para que possam ser conferidos os dados do paciente e fazer a autenticação do dispositivo. Lembrando que a ida ao posto para ativação é necessária somente uma vez. Por conta da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), todas as informações ficam arquivadas de forma segura.
Depois de autenticado no posto de saúde, o paciente pode fazer os agendamentos para consultas, lembrando que não há como escolher a unidade para o atendimento. Cada paciente pode agendar consulta apenas no posto responsável pelo bairro onde mora e está cadastrado. O paciente então faz a solicitação de agendamento e uma equipe do posto vai verificar a disponibilidade de horário para a data solicitada.
Na sequência, uma mensagem será enviada pelo aplicativo confirmando o horário, ou caso não tenha disponibilidade, a mensagem vai informar ser necessário escolher uma nova data. Ainda pelo aplicativo, após a confirmação do agendamento, o paciente será lembrado por meio de mensagens que deverá ir à unidade para a consulta marcada. Serão enviadas mensagens com três dias de antecedência e no dia anterior à consulta.
“Pelo aplicativo, mais de uma pessoa pode ser cadastrada, como por exemplo, o filho. O pai pode cadastrar e acompanhar todo o processo. A pessoa poderá cancelar ou transferir a data da consulta dentro do prazo agendado e os agendamentos são válidos somente para consultas de clínica básica. Especialidades, não. Porém, mesmo que não marque para especialista, o sistema vai avisar quando a pessoa terá a consulta que será agendada pela própria Secretaria de Saúde”, explica o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Paulo Uhlig.
Outra vantagem do aplicativo é que a pessoa poderá receber informações sobre campanhas, como por exemplo, da vacinação, quando abrem novos grupos para imunização e também, sobre o esquema vacinal do paciente, quando este está atrasado.
Outro ponto importante é que a Secretaria de Saúde vai conseguir acompanhar o histórico dos pacientes, pois o aplicativo fornece estatísticas sobre os agendamentos feitos pelos pacientes e se ele deixou de comparecer a alguma consulta. Mesmo com o projeto-piloto, os pacientes podem continuar buscando atendimento normalmente nas unidades. O objetivo é proporcionar uma opção a mais para quem precisa de atendimento médico na rede municipal.
Viviane de Vargas Miranda