Após a liberação dos 10 leitos UTI Covid em Rio Negrinho, a Prefeitura já iniciou uma nova luta: manter estes leitos como UTI Clínico ao final da pandemia. Na tarde desta terça-feira, o secretário de Saúde Rafael Schroeder, juntamente com o diretor administrativo da Fundação Hospitalar, Claudio Marmentini, participou de uma reunião com a Comissão de Intergestores Regional (CIR).
O motivo da reunião foi a apresentação do projeto elaborado no município, a fim de manter estes leitos na cidade após o fim da pandemia. “Aprovamos primeiro no Conselho Municipal de Saúde a habilitação desses 10 leitos UTI Clínico após a pandemia. Hoje apresentamos a proposta e fomos aprovados pelo CIR”, explica Rafael.
Conforme o secretário, a aprovação veio após a justificativa em manter estes leitos disponíveis na cidade e região. “Agora vai para aprovação da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), para explanar o projeto ao Estado. É um grande passo pra gente manter esses leitos na cidade após a pandemia”, celebrou Schroeder.
Para o prefeito Dr Caio Treml a luta para manter as vagas precisa continuar. “Vamos lutar com todas as forças para manter essa UTI funcionando pós-pandemia. Já estamos conversando com a secretária de Estado de Saúde, Carmen Zanotto, e nosso senador Jorginho Melo para podermos manter essa UTI funcionando”, frisou o prefeito.
A diretoria da Fundação Hospitalar também celebrou a aprovação municipal e regional. “Vamos agora continuar com a tramitação. O projeto vai junto ao governo do Estado para aprovação. Vamos acompanhar de perto para que a gente consiga incluir esses leitos no sistema e a habilitação no Ministério da Saúde”, frisou Claudio.