Webinar das Cidades Digitais do Norte Catarinense reúne quase 60 Prefeituras
Encontro virtual compartilha soluções disponíveis às Prefeituras, políticas públicas do Ministério das Comunicações e as tecnologias utilizadas em Canoinhas, Joinville e São Bento do Sul
Prefeitos e servidores públicos do Norte Catarinense participaram na manhã desta terça-feira (13) do Webinar das Cidades Digitais para tratar de inovação e a maior eficiência da máquina pública através de investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação. Representantes de quase 60 prefeituras participaram do encontro virtual, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), que trouxe as tecnologias utilizadas em Canoinhas, Joinville e São Bento do Sul, soluções disponíveis e as ações do Ministério das Comunicações.
"Além da questão da pandemia, nós temos outro momento que é o início de uma nova gestão, período que já exige adequações. Na região, um levantamento feito pela Rede Cidade Digital com os 38 municípios, em 24 há novos prefeitos eleitos, uma renovação de 63%. E é para essas novas administrações também que dirigimos esse evento, para trazermos o máximo de conhecimento que possam pautar a sua própria execução", disse o diretor da RCD, José Mar
Segundo o coordenador-Geral de Aprimoramento do Ambiente de Investimentos do Ministério das Comunicações, Otto Fernandes Solino, o leilão do 5G, previsto para acontecer ainda neste primeiro semestre, deve melhorar a conectividade no país, principalmente em áreas remotas e desassistidas pelas operadoras de telecom, já que entre as obrigações das empresas está o atendimento com internet 4G para localidades com população superior a 600 habitantes.
"É a próxima geração da telefonia móvel e promete trazer soluções muito inovadoras e interessantes para a população. Com o 5G vamos ter o pleno desenvolvimento da internet das coisas, ou seja, vamos poder ter todos os objetivos de uma cidade conectados", disse o coordenador sobre possibilidades de aplicações inteligentes em serviços como saneamento básico e iluminação pública, por exemplo.
Para recebimento da nova tecnologia e os compromissos das operadoras, Solino lembra que as Prefeituras precisam se adequar à Lei Geral das Antenas. "Muitos municípios ainda têm uma questão de observância de emissão de radiação pelas antenas, então é necessária que ocorra uma adaptação dessa legislação para que essa competência seja exercida exclusivamente pela Anatel", explica o coordenador.
Com a pandemia acelerando o processo de transformação digital das cidades, em Joinville a inovação na educação municipal vem ganhando destaque. Conforme conta o diretor Executivo de Inovação e Tecnologia de Joinville, José Luiz Cercal Lazzaris, o município tem investido em aplicativos, espaços markers, ferramentas e muita conectividade nas escolas.
"Acreditamos que o modelo híbrido veio para ficar. Vamos manter sempre a plataforma digital no contraturno. E dessa forma estamos desenvolvendo cada vez mais itens para agregar às aulas no dia a dia. Estamos pensando em mobiliários inovadores e estamos em processo de compra de novas lousas digitais", destaca.
O prefeito de Canoinhas, Beto Passos, também destacou diversos avanços tecnológicos no município, entre eles a gestão eletrônica de documentos e o fornecimento de internet gratuita em espaços públicos da cidade. "É importante salientar que além de propiciar uma economia para o erário público, vem de encontro com as necessidades da nossa população", disse o prefeito sobre o controle e oferta de serviços digitais, destacando ainda informatização da saúde e a adoção da matrícula online para creches. "Isso fez com que evitássemos aquela exposição das pessoas acampando em frente aos centros de educação infantil. Com isso zeramos o déficit de vagas no nosso município", ressaltou o prefeito.
São Bento do Sul é outro município que planeja investir em tecnologia que agreguem valor à população. Foi o que comentou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Andréa Tamanine. Ela destacou a importância do investimento em infraestrutura tecnológica e o planejamento voltado para o uso de dados na gestão da cidade.
"Para podermos integrar tecnologia e inteligência, precisamos aumentar o conhecimento e acesso do cidadão a essas facilidades do serviço público digital", observa. "Na pasta do Desenvolvimento Econômico e Turismo, destaco o planejamento que está sendo integrado a outra ações por meio da finalização do projeto de implantação de um Laboratório Municipal de Dados, que vai ser uma área de inteligência aberta e que as fontes de informação, tanto internas quanto externas, vão ter seus dados compilados em diretrizes estratégicas ao município e apresentados por meio de infografia para utilização da comunidade", exemplificou a secretária.
O Webinar das Cidades Digitais do Norte Catarinense, apresentado pela jornalista Valdireni Alves, teve a parceria da S. Clara Comunicação, ClipEscola, Sigma, Orbis Sistemas e Horus Aeronaves.
Confira o evento na íntegra: