Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Angelo Treml


Engenheiro Civil


Veja mais colunas de Angelo Treml

www.acessibilidade.org.br

Segunda, 18 de julho de 2011

 

Clique para ampliar
 

Este termo está se tornando comum em campanhas televisivas, e também já abordado insistentemente por esta mídia impressa, para a construção/adaptação de obras comerciais e principalmente de prédios públicos para que tenham acessibilidade para pessoas com reduções de capacidades motoras, sejam elas permanentes ou temporárias.

O assunto é tão sério, sendo comparado por alguns "ativistas do movimento" como um habeas corpus para aqueles que dependem de atitudes construtivas para dar segmento à sua rotina de vida. Se o tema não lhe atinge hoje, se você descarta a possibilidade de estar ou acompanhar alguém grávida ou com carrinho de bebê, ou descarta ser um cadeirante, então imagine você mesmo(a) quando idoso(a), ou melhor, quando bem idoso(a), pois com o aumento da expectativa de vida todos miramos mais longe. A tecnologia dos remédios e novos hábitos de bem estar vem sendo inseridos em nossas vidas, ajudando-a a ser prolongada, mas sem garantias de que tudo vai dar tão certo assim que não precisaremos de bengalas ou, na melhor das hipóteses, que não nos importaremos com alguns degraus, pisos lisos, rampas muito inclinadas, falta de sinalização visual e sonora, obstáculos como capachos, cantos, portões abrindo para fora das calçadas, grelhas mal feitas, falta de vagas de estacionamento, transporte coletivo especial, etc.

Este "etc" pode ser conferido no endereço eletrônico do título, em que profissionais do Conselho de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), junto com outras organizações, disponibilizaram as normas construtivas (na maioria tem que ser adquiridas), referente ao assunto, juntamente com uma lista de verificações dos atributos que os espaços comerciais e públicos devem ter, com grande enfoque para espaços de entretenimento das pessoas, como calçadas (sim, calçadas!), ruas, praças, terminais de passageiros, shows, e muitos outros espaços legais que os velhinhos, crianças, cadeirantes, gestantes, mães ou pais com crianças no colo gostariam de ir com segurança e tranqüilidade.

 

EM TIME QUE ESTÁ GANHANDO NÃO SE MEXE

 

Clique para ampliar
 

Não é o que parece quando o assunto é um dos melhores exemplos de transporte coletivo de ônibus e acessibilidade do mundo, desenvolvido em Curitiba-PR. O sistema de metrô já está planejado para substituir algumas canaletas exclusivas para os ônibus, para dar mais espaços para os pedestres em sua superfície. Serão 13 estações em 14,2 km.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA