Posto ALE em Corupá é a única revenda autorizada na cidade a fornecer GNV; Serrana Engenharia, que presta serviços para prefeitura do município, iniciou testes com caminhão de coleta de resíduos domiciliares movido a gás neste mês
O gás natural veicular (GNV) desponta no mercado como uma excelente opção para as frotas das empresas. Isso porque a solução energética é considerada uma energia limpa, que garante a eficiência de veículos com baixa emissão de gases poluentes, trazendo ganhos para o meio ambiente. Neste mês, a empresa catarinense Serrana Engenharia —que atua na prestação de serviços de coleta de resíduos domiciliares e na operação de aterros sanitários— deu início aos testes para a adoção do GNV na frota. O primeiro caminhão testado presta serviço de coleta de lixo para a prefeitura da cidade de Corupá (SC).
O abastecimento do veículo está sendo realizado no único posto autorizado na cidade pela SCGás, companhia de gás de Santa Catarina, a fornecer GNV: o Auto Posto Corupá, da rede ALE. De acordo com o proprietário da revenda, Fabio Espíndola, essa é uma tendência de mercado que deve se firmar pelos próximos anos. “Apostei no fornecimento de GNV há cinco anos e, desde então, tenho obtido resultados positivos. O projeto da Serrana Engenharia para a adoção de frotas movidas a gás sinaliza que essa mudança pode ser benéfica tanto para as empresas quanto para o meio ambiente”, declara.
Atualmente, a Serrana Engenharia presta serviços para cerca de 140 municípios localizados em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso. As expectativas com a adoção do GNV na frota, segundo o diretor da empresa, Odair Mannrich, é contribuir para a redução de emissão de carbono. “Já tem um tempo que estamos pesquisando sobre as vantagens do gás e esperamos bons resultados a partir dos testes para a adoção do GNV na frota. Nossa empresa preza pela atuação responsável com o meio ambiente e, sem dúvida, um caminhão movido a gás gera menos resíduo poluente. Somada a questão ambiental, também esperamos obter a redução em alguns custos, tornando a empresa cada vez mais competitiva no mercado”, afirma.
O mercado para fornecimento de gás está em amplo crescimento. No mês passado, a SCGás anunciou investimentos de cerca de R$ 2,5 milhões para a manutenção e ampliação da rede de gás natural em Santa Catarina. Até 2025, a companhia pretende investir cerca de R$ 110 milhões para a finalização das obras do maior projeto de infraestrutura de rede de distribuição de gás natural em execução no Brasil. A concessionária fornece gás natural para 65 cidades catarinenses e para quase 17 mil clientes diretos entre indústrias, residências, comércios e postos, além dos quase. A companhia contabiliza que há, atualmente, cerca de 110 mil veículos emplacados movidos a GNV no estado.