EUA e SC alinham estratégias de colaboração para a Segurança Pública | ||
Webconferência tratou de |
||
Porto Alegre, 18 de março de 2021 - O cônsul geral do Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre, Shane Christensen se reuniu na quinta-feira (11), via webconferência, com o Governo de Santa Catarina e representantes da Segurança Pública do Estado, para tratar sobre questões do setor e futuros alinhamentos para treinamentos em inteligência e compartilhamento de dados.
O Consulado tem trabalhado com o governo de Santa Catarina em várias frentes, sendo segurança uma delas, por intermédio da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais. “Já somos o estado mais seguro do Brasil. Porém, quanto mais se usa tecnologia, mais se avança e mais se busca para continuarmos sendo os melhores com níveis de excelência de primeiro mundo”, reforçou a secretária executiva da SAI, Daniella Abreu.
De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Dionei Tonet, o governo tem investido em sistemas de inteligências com frequência e é preciso lincar os sistemas de monitoramento estaduais por meio de um software. O coronel Charles Alexandre Vieira, comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), ressaltou a importância de elevar a automação e tecnologia para aprimorar a atuação das forças de segurança, principalmente em questões de identificação facial.
Por sua vez, o cônsul geral Christensen, manifestou apoio às metas de segurança pública do Brasil e enfatizou o desejo de expandir a colaboração entre o Consulado e as forças de Segurança Pública de Santa Catarina, principalmente com relação a treinamento, investigações e cooperação operacional. Ressaltou também que é importante que a tecnologia usada venha de fornecedores confiáveis. “O nosso objetivo é entender as demandas de Santa Catarina para colaboramos com nossas expertises e também trocar nossas estratégias de inteligência”, afirmou.
|