Idosos a partir dos 80 anos já podem receber a vacina
A Secretaria de Saúde de Rio Negrinho recebeu 180 doses da vacina contra o coronavírus nesta quinta-feira. Com essa nova remessa, o município já recebeu 1.346 unidades da vacina, iniciando a aplicação em 20 de janeiro. Agora, é a vez dos idosos acima de 80 anos receberem a imunização.
Rafael Schroeder, secretário de Saúde, comenta que 343 destas 1.346 vacinas são para a segunda dose. “Agora estão sendo vacinados os idosos acima de 80 anos e os profissionais da Saúde. Antes vacinamos os idosos de 80 a 84 anos que estão acamados, e agora veio para vacinar os acima de 80 anos”, explica.
Os munícipes que possuem mais de 80 anos precisam agendar diretamente com os postos de saúde. “Quem é vinculado à unidade do bairro pode entrar em contato e atualizar o cadastro. Quem é vinculado ao CIS (posto central) precisa ligar no 3646-4101 e deixar o nome para solicitar a vacina, que vamos aplicar na residência”, disse Rafael.
O secretário ressalta que é preciso uma logística para aplicar as vacinas, visto que cada embalagem possui 10 frascos da dose. “Temos que esperar vacinar um ciclo com 10 doses e essas doses possuem 6 horas de validade. Então temos que abrir e vacinar 10 pessoas para não perder a dose. Até o momento não desperdiçamos nenhuma dose”, enfatiza.
Rede privada
Outra informação repassada pelo secretário diz respeito às doses aos profissionais de saúde da rede privada. “Para estes ainda não veio vacina. Tem bastante profissional de saúde da rede privada que não foi vacinado. Os profissionais que vão ser contratados pelo hospital para trabalhar na UTI, se ainda não foram vacinados, receberam a dose agora. Vamos priorizar eles também”, disse.
Caso o morador se enquadre em uma das faixas que estão recebendo a vacina e ainda não foi imunizado, basta entrar em contato com a unidade de saúde para maiores informações. “Se ainda não foi vacinado e já deu seu nome, a gente pede para aguardar, porque a logística é preciso ser feita para não desperdiçar doses. Se tem algum idoso acima de 85 anos que também não foi vacinado, é só entrar em contato com a Secretaria de Saúde e agendar”, concluiu.