Prefeitura deve permanecer na Amunesc
Projeto de Lei do Executivo foi posto em primeira discussão
Durante a sessão desta segunda-feira, 08, da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, foi posto em primeira discussão o Projeto de Lei 018 de Executivo, o qual prevê a permanência de São bento do Sul na Associação de Municípios do Norteste de Santa Catarina – Amunesc. A saída do município da Associação foi aprovada na legislatura anterior da Câmara de Vereadores, porém o então prefeito Magno Bollmann (PP) não encaminhou o ofício retirando São Bento do Sul da Amunesc, por entender que esta deveria ser uma decisão do atual prefeito, Antonio Tomazini (PSDB).
E a atual administração municipal pretende continuar junto à Amunesc. Segundo a vereadora Terezinha Dybas (PSDB), um dos motivos foi a força que a Associação possui. “Principalmente agora, que a Amunesc busca parcerias para a compra de vacinas contra a Covid-19, e tendo a força que ela tem, sabemos que estando associados à ela, conseguiremos a compra das 20 mil doses da vacina”, destacou a vereadora. Segundo ela, outro ponto é a elaboração de vários projetos feita pelas equipes técnicas da entidade, fazendo com que o município economize recursos.
Os vereadores da oposição questionaram a posição da atual administração, buscando ficar na Amunesc. “Na gestão anterior foram os vereadores do PSDB os maiores críticos quanto a permanência de São Bento do Sul na Associação, e agora buscam a aprovação da permanência”, lembrou o vereador Paulo Zwiefka (DEM). Já a vereadora Zuleica Voltolini (PP) destacou a importância da permanência do município junto a Amunesc.
A maioria dos vereadores se posicionou favorável a permanência do município junto a entidade. A presidente da Casa, Carla Hofmann, destacou que representantes da Amunesc estiveram reunidos com os vereadores mostrando tudo o que fizeram para São Bento do Sul, enquanto a Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Amplanorte) sequer veio à cidade apresentar uma proposta para que São Bento do Sul se associasse. “Sabemos que os valores pagos para a Amunesc são altos, porém sempre estaremos cobrando uma prestação de contas por parte da Associação para ver se estamos tendo o retorno esperado”, finalizou a presidente. O projeto de Lei irá a segunda discussão e votação na próxima sessão do Legislativo.