Conselho de Cultura realiza sua primeira reunião
A atual composição do Conselho de Políticas Culturais de Rio Negrinho realizou sua primeira reunião na manhã desta terça-feira. De forma híbrida, com participantes no Espaço Cultural e através do Google Meet, os conselheiros deliberaram sobre pontos importantes envolvendo a cultura municipal, como os locais possíveis de tombamento.
Dorneles Simões de Oliveira, presidente do Conselho, pautou assuntos como o tombamento da Chaminé da extinta Móveis Cimo e do trecho original da Estrada Dona Francisca, situado na divisa com São Bento do Sul. Também foi discutida a minuta de projeto de lei sobre a concessão de uso de espaços culturais.
Outro ponto abordado pelos conselheiros foi o Casarão Zipperer, que está interditado desde agosto de 2019. Há um processo jurídico para reaver valores perdidos em 2016, mas o local não recebe restauro desde 1998, quando foi tombado pela Fundação Catarinense de Cultura. “Temos um bem que é único e está com um problema sério”, disse Dorneles.
Vale ressaltar que o encontro presencial respeitou todas as medidas de higiene contra o coronavírus, como álcool em gel e distanciamento entre os participantes.