Equipes do CRAS realizam entregas de kits
A equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Rio Negrinho está realizando durante o mês de março a entrega de 400 kits para as famílias inseridas nas atividades de grupos. Os kits contém materiais para que as famílias possam desenvolver as atividades em casa, pautando no tema Autoestima e Autocuidado. O CRAS é a porta de entrada da Assistência Social, com objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade e atende aproximadamente 600 famílias.
Conforme Lourdes da Silva Souza Pires, coordenadora do CRAS, cada mês o órgão trabalha um tema diferente com as famílias. “Em janeiro foi ‘Despertando Potencialidades’, em fevereiro ‘Cuidando de si mesmo e dos outros para evitar o Covid’ e em março a ‘Autoestima e o Autocuidado”, explicou.
As atividades realizadas nesse período foram através vídeos, textos e áudios pelo WhatsApp e atendimentos presenciais com entrega de material informativo, visitas domiciliares para entrega dos materiais/kits. “Até o momento não há data definida para retomada dos serviços coletivos de forma presencial, mas estamos trabalhando para que a retomada dessas ações presenciais seja de forma segura, com planejamento e formação aos profissionais, além de orientação e participação de toda a comunidade. Enquanto isso as famílias estão sendo atendidas de maneira remota e com atendimentos individualizados”, ressalta Lourdes.
Convivência e fortalecimento de vínculos
Para a terapeuta ocupacional Marceli Kruger, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é outra ferramenta de apoio à comunidade. “O SCFV é um serviço realizado com grupos, organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar as trocas culturais e de vivências, bem como incentivar a socialização e a convivência comunitária”, disse.
A ação tem caráter preventivo e pauta na defesa dos direitos e desenvolvimento das capacidades e potencialidade de cada indivíduo. “Temos como público alvo do SCFV as crianças, adolescentes, jovens e idosos. Hoje o CRAS atende aproximadamente 180 usuários do município”, frisa Marceli.
Sobre o CRAS
Segundo Marcelo Streit, secretário de Assistência Social, o CRAS realiza importante trabalho no município, promovendo a inclusão e o acesso às políticas públicas, no mercado de trabalho e na vida em comunidade. “Devido a pandemia, para que o CRAS mantivesse a continuidade do trabalho e a assistência devida ás famílias atendidas, a equipe técnica do CRAS tem promovido atividades que possam ser acompanhadas de forma remota, como a entrega destes kits nas casas das famílias atendidas. Isso é para que possam continuar recebendo o atendimento necessário”, ressalta.
Ainda conforme Marcelo, a continuidade do atendimento às famílias é o reflexo do comprometimento e trabalho de toda a equipe do CRAS e do suporte recebido pela gestão municipal.