Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

O sentido da vida é servir ao próximo

Quarta, 03 de março de 2021

 

“Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos” (Mateus 20,26-28).

Olhamos o exemplo do Evangelho de hoje,  quando a mãe dos filhos de Zebedeu, Tiago e João, dois discípulos, inclusive muito próximos de Jesus, vai fazer um pedido que pode parecer inusitado, mas é o anseio de muitas mães de quererem ver seus filhos valorizados e exaltados; de quererem ver seus filhos na frente, ver seus filhos mais importantes de que os outros.

Fico olhando, muitas vezes, o quanto muitos pais e mães gostam de contar vantagens sobre seus filhos: “Ele é o primeiro na escola”, “Ele se sobressai”, “Ele é capaz disso, daquilo…”. É uma lista de orgulho e de vantagens. Cada mãe e cada pai tem o direito de se orgulhar do seu filho e da sua filha, só tome cuidado para que esses sentimentos não se encham de vaidades e soberba, tome cuidado para que esses sentimentos de exaltação não sirvam para humilhar outros.

Para Deus, o maior não é aquele que se exalta, e sim aquele que se humilha, para Deus o maior é aquele que aprende que tudo que sabe, que tudo que tem, dispõe para servir os outros.

Que possamos aprender com o Mestre Jesus que o sentido da vida é servir

Na sociedade das vantagens, como a nossa em que vivemos, as pessoas querem se sobressaírem com aquilo que têm, com aquilo que podem ou aquilo que conquistaram. É a sociedade onde as pessoas querem destacar as suas conquistas materiais, seus troféus, seus títulos, seus prêmios, suas contas bancárias, suas viagens.

As pessoas querem se sobressaírem a partir de suas referências materiais e, muitas vezes, os filhos são alimentados por esses sentimentos. Na escola, querem prevalecer sobre seus colegas, nas conversas querem se sobressaírem: “Estive em mais lugares”, “Conheci mais isso”, e assim por diante. Esses sentimentos são mundanos e devem ser purificados do nosso coração.

Que beleza é ver numa conversa a pessoa ter a capacidade e a coragem de falar das suas dificuldades, das suas lutas, das suas conquistas, mas também dos seus fracassos e das suas derrotas; admitir que na vida não está sempre tendo êxitos naquilo que realiza. Aqui não é uma questão de viver chorando, se lamentando ou se colocando como vítima, é uma questão de ser humilde, de não querer se sobressair aos outros, é uma questão de não querer se colocar acima dos outros. É uma questão de se perceber e não ser aquela pessoa chata e inconveniente que sempre nas suas conversas só conta vantagens.

É difícil uma pessoa verdadeiramente humilde, nos tempos em que vivemos. Querer achar que leva vantagem em tudo é a maior das ilusões e enganos, é a pessoa quem engana a si mesma e, ao mesmo tempo, quer viver também enganando e iludindo os outros.

Que possamos aprender com o Mestre Jesus que o sentido da vida é servir. Se temos de contar algo para os outros, é como estamos servindo, como estamos nos colocando à disposição e ajudando o mundo a ser melhor.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

 

Sacerdote da Comunidade Canção Nova



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA