Os primeiros 30 dias do ano foram de muito trabalho dentro da Secretaria de Administração. Durante este período, a pasta foi comandada pelo advogado Patrick Vicente, o qual desde fevereiro atua na assessoria jurídica da Prefeitura de São Bento do Sul. No entanto, ele explica que muitas das metas e propostas para o período foram cumpridas.
Patrick destaca que um dos objetivos principais foi trabalhar para tornar a administração pública mais eficiente e menos burocrática. E para isso, a tecnologia é apontada por ele como um dos principais meios capazes de garantir agilidade nos trabalhos e processos, assim como facilitando o acesso da população aos serviços oferecidos pela Prefeitura.
Por conta disso, diversas reuniões e projetos começaram a ser elaborados junto ao Departamento de Tecnologia da Informação para que sejam ampliados os serviços online em todas as áreas da administração pública. Como já existe o aplicativo Atende.net, ainda pouco difundido junto à população, Patrick propôs uma ampla divulgação do que já é oferecido pela Prefeitura à população por meio do aplicativo.
Mas não é só isso. Parcerias com o setor de TI com as secretarias de Saúde, para estudos para marcação de consulta à distância, e com a Educação, para garantir acesso dos alunos ao conteúdo didático também foram tratados neste período. “Internamente também houve a implantação de um módulo para controle das férias dos servidores públicos municipais, a fim de evitar o acúmulo de períodos. Outros módulos também devem ser implantados, como Ouvidoria, Gestão de Cemitérios, Nota Fiscal Premiada e Gestão Eletrônica de Documentos”, explicou.
No que diz respeito às atividades ligadas diretamente aos servidores públicos, Patrick Vicente cita a forma como a qual a Secretaria de Administração trabalhou na questão de servidores cedidos a órgãos estaduais. “Pela primeira vez foi enviado e-mail para todos os servidores e quem tinha interesse em atuar num destes setores, teve a oportunidade de se candidatar espontaneamente”, comentou.
Ele ainda cita as negociações para reposição salarial e a alteração da data-base para correção dos salários. Também integram a lista os levantamentos sobre as condições de trabalho dos servidores a fim de melhorar o ambiente, a contratação de estagiários e a padronização de diversos procedimentos.
Ainda coube à Secretaria de Administração ao longo de janeiro organizar processos para o início da manutenção do prédio da Prefeitura, análises de processos e licitações, em conjunto com o Gabinete e o Controle Interno, assim como a contratação de empresa para sanitização da estrutura administrativa como forma de prevenção à Covid-19 junto aos servidores.
Viviane de Vargas Miranda