A 2ª Sessão Ordinária da 19ª Legislatura, aconteceu nesta segunda-feira (08), teve 25 matérias apresentadas, dentre elas, 7 foram Projetos de Lei enviadas pelo Executivo Municipal:
-ratifica termo de cessão de uso à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiro Militar do Estado de Santa Catarina.
-autoriza o município em transferir por doação equipamentos para o Fundo de Melhorias da Polícia Civil de Santa Catarina, e dá outras providências.
-dispõe sobre o reajuste dos benefícios sem paridade mantidos pelo instituto de previdência social dos servidores públicos do Município de São Bento do Sul – IPRESBS, a partir de 1º de janeiro de 2020.
-Introduz modificações na Lei nº 228 de 28 de dezembro de 2001, alterando a data base de revisão geral e anual das remunerações dos servidores públicos do poder executivo municipal.
-Autoriza a abertura de crédito adicional especial no orçamento vigente do município.
-Autoriza a abertura de crédito adicional especial no orçamento vigente do município.
Teve um pedido de Moção de Aplausos ao Grupo Tuper pelos seus 50 anos de fundação, solicitado pelos vereadores Zuleica Voltolini e Adriano Reinhardt. E contou com 15 indicações:
-Indicações de autoria do vereador Adriano Reinhardt (Chicão): solicitando a manutenção da Rua Max John; solicitando a repintura e ou reforço na sinalização horizontal no binário, na extensão da Rua Augusto Wunderwald até a Rua Capitão Ernesto Nunes; solicitando estudos para dragagem e limpeza das áreas do entorno do Rio Banhados, no Bairro Serra Alta;
-Indicação de autoria do vereador Hélio Alves: para que sejam disponibilizados e inseridos no orçamento da Secretaria Municipal de Obras os valores arrecadados no Processo nº 112/2020.
-Indicações de autoria do vereador Paulo Zwiefka: solicitando a roçada e capina na Rua Augusto Wunderwald e laterais; solicitando a limpeza da boca de lobo entupida na Rua Antonio Kaesemodel, em frente ao nº 1477; solicitando o patrolamento e ensaibramento da Rua Dinete Stenzowski, no Bairro Rio Vermelho Povoado; solicitando a construção de uma boca de lobo na Rua Moldal, nas proximidades do nº 59, no Bairro Brasília.
-Indicações de autoria da vereadora Carla Hofmann: solicitando estudos técnicos para adequar a travessia de pedestres para travessia elevada na Avenida Argolo, nº 58; solicitando estudos técnicos para implantação de uma faixa de pedestres na Rua Antônio Kaesemodel, nas proximidades do nº 55.
-Indicação de autoria do vereador Darlan Andre Guliani: solicitando estudos técnicos para a implantação de faixa elevada para pedestres na Rua Benjamin Constant, entre o Centro Administrativo Leopoldo Zshcoerper e o Sesi, no Centro.
-Indicação de autoria da vereadora Zuleica Voltolini: solicitando estudos técnicos para a implantação de faixa elevada para pedestres na Rua Augusto Wunderwald, nas proximidades do nº 1305, no Bairro Progresso.
-Indicações de autoria do vereador Luiz Neri Pereira (Magrão): solicitando a mudança de sentido de mão dupla para mão única na Rua Carlos Theodoro Rueckl; solicitando a alteração na sinalização de estacionamento na Rua Honório Zschoerper, no Bairro Schramm; solicitando a alteração de trânsito da via para sentido único, bem como a sinalização de vagas de estacionamento na lateral esquerda da Rua João Batista, no Bairro Centenário.
Foi feita também a leitura de alguns ofícios recebidos e expedidos. Sem matérias em discussão e votação.
Com a palavra livre, 5 vereadores, Hélio Alves, Carla Hofmann, Zuleica Voltolini, Luiz Neri Pereira (Magrão) e Adriano Reinhardt (Chicão), abordaram diferentes temas, como a aquisição, preocupação e condições dos maquinários da secretaria de obras, visando atenção e melhorias tanto na secretaria de obras como também da secretaria de agricultora.
Os vereadores prestaram condolências e homenagem ao Sr. Leonardo Afonso Grosskopf, sócio-fundador do Grupo Tuper, que faleceu na última semana. Ainda, saudaram a visita do “Rei das Embaixadinhas” ao município. Lembrando também do retorno às aulas nas escolas públicas, desejando sucesso e um bom ano letivo.
Também, decorrente de preocupações existentes no município referente aos cuidados dos animais, a vereadora e presidente, Carla Hofmann, compartilhou de uma visita que realizou ao município de Tubarão, a fim de verificar como essa situação foi resolvida na cidade, tendo como resultado que somente tratar não soluciona, pois os abandonos continuam acontecendo, “vamos nos preocuparmos imensamente nesse primeiro semestre em apresentar algumas soluções junto com o Executivo, no sentido de diminuir alguns problemas que temos em relação aos cuidados dos animais” disse. Vale destacar uma frase do vereador Luiz Neri Pereira (Magrão), em sua palavra livre “o único objetivo é atender à população da melhor maneira possível e estar mais próximo da comunidade”.