Desde o início do ano, a Secretaria de Obras tem trabalhado em ritmo intenso por todos os bairros de São Bento do Sul. Apesar de toda dificuldade por conta das chuvas constantes durante o mês de janeiro, diversas ações foram realizadas.
Segundo o secretário de Obras, Jairson Sabino, as chuvas intensas registradas quase todo o mês de janeiro danificaram muitos pontos de estradas e são nesses, que a secretaria trabalha intensamente nos curtos períodos de tempo bom, buscando a plena recuperação das vias. “Estamos colocando a casa em ordem, aprendendo muito e contamos com uma equipe boa de trabalho. Quando o tempo dá uma melhorada, damos sequência ao trabalho de tapa buracos, além do patrolamento e ensaibramento”, disse.
O exemplo destacado pelo secretário são na Estrada Dona Francisca que, no trecho onde foi retirado o asfalto, o maquinário está nesta semana fazendo a sua manutenção. “Ainda, enquanto não se faz necessário o uso de caminhão pipa para molhar as vias, solicitei às equipes que realizem a lavação dos pontos de ônibus, pois algumas pessoas utilizam como mictório e o cheiro fica terrível”, falou.
Em meio à coordenação das equipes de trabalho, o secretário explica ainda que um levantamento para aquisição de maquinário foi realizado e agora, inicia o processo na busca de recursos para aquisição. “Temos veículos e máquinas que não dão conta do serviço pelo tempo de vida útil. Exemplo disso é que contamos com três patrolas e uma está na oficina, com o custo inicial de conserto em R$ 100 mil. Como realizamos muitos trabalhos para a Secretaria de Agricultura, estamos conversando, eu e o secretário Vilmar, para uma parceria para reparos de máquinas. Isso tudo feito legalmente”, falou.
Também alguns projetos estão sendo definidos pelo secretário para otimizar os trabalhos dentro da secretaria, como a divisão de equipes em duas turmas para que, quando uma necessitar fazer a pausa para refeições, por exemplo, a outra dê sequência aos trabalhos, sem muita interrupção.
Outro ponto também analisado por Sabino está na busca pela sede própria da Secretaria de Obras. “Pagamos R$ 16 mil por mês de aluguel. Isso em um ano dá quase R$ 200 mil. Com este valor vamos ver a possibilidade para uma sede própria para abrigar o maquinário, a oficina e também uma borracharia, além de proporcionar um ambiente melhor para as equipes”, disse.
Viviane de Vargas Miranda