Parceria para projetos culturais
Nesta quinta-feira (28), o diretor presidente da Fundação Cultural, Ademir Weiss, recebeu a visita de Fábio César Weiss, presidente do Grupo Teatral Arno Fendrich e também diretor da peça Drama do Calvário. O encontro teve como objetivo apresentar as atividades quanto ao retorno da encenação em São Bento do Sul e a parceria para projetos culturais no município.
Segundo Fabio Cesar Weiss, o Grupo Teatral Arno Fendrich foi um dos contemplados na Lei Aldir Blanc, que disponibilizou recursos financeiros federais para o segmento artístico-cultural afetado pela pandemia do Coronavírus. Como contrapartida do projeto, neste sábado (30), às 20 horas, o grupo promove uma transmissão ao vivo com a história do Drama do Calvário, a qual foi realizada entre os anos de 1975 e 1989, e que terá seu retorno no ano que vem. “Durante esta transmissão vamos mostrar toda a trajetória da peça em São Bento do Sul, com entrevistas, reportagens e como está a preparação para o seu retorno”, comentou. A transmissão poderá ser assistida pelo Facebook Grupo Teatral Arno Fendrich.
Fabio conta que com o valor de R$ 7.165,15 obtido pela Lei Aldir Blanc, foi possível comprar um equipamento de som que será utilizado para ensaios e algumas apresentações. “Esse equipamento era sempre alugado. Agora, teremos o nosso”, disse.
O diretor presidente da Fundação Cultural, Ademir Weiss, destacou que a fundação está de portas abertas para todos os artistas de São Bento do Sul. “Somos parceiros de todos os segmentos e o nosso objetivo é trabalhar unidos”, disse.
A peça - O Drama do Calvário foi originalmente idealizado por Arno Fendrich, que em meados da década de 70 desenvolveu a encenação junto com o padre Alírio, da Igreja Matriz. Entre 1975 e 1989 foram realizadas 15 apresentações no morro da igreja.
Com o falecimento do criador da peça, em 1994, não houve mais iniciativa para retornar com a encenação, até agora.
Edital – Três editais foram lançados pela Lei Aldir Blanc para a destinação de recursos para o setor cultural afetado pela pandemia do Coronavírus. Em São Bento do Sul, 35 projetos foram contemplados com a lei federal, totalizando R$ 548.303,26 de apoio ao setor artístico-cultural.