ducação: transporte de alunos também está em discussão
Na tarde de segunda-feira, dia 25, foi discutido no gabinete do prefeito, as medidas de prevenção dos alunos nos meios de transporte público e privado, as aulas presenciais na rede municipal e estadual estão programadas para voltar no próximo dia 18 de fevereiro.
Conforme abordou o secretário de Educação, Josias Terres, a preocupação é quanto a saúde das crianças e dos adolescentes que utilizam do transporte público e também dos transportes particulares como vans e micro-ônibus com aglomeração de pessoas. “Nossa principal missão é cuidar do bem estar dos nossos alunos. A Secretaria de Educação tem um Plano de Contingência Municipal a ser seguido, com base também nas portarias do Governo do Estado, e esse plano precisa estar alinhado também com as empresas que são responsáveis pelo transporte”, explicou.
Ainda conforme Josias, a secretaria consegue controlar as medidas de prevenção conforme o plano de contingência, que são: a disponibilização de álcool em gel, uso de máscara obrigatório e aferição de temperatura antes da entrada no veículo de transporte. Porém, uma das principais preocupações está com os 2.300 alunos das escolas da rede estadual e também do município que recebem o vale transporte da secretaria de educação e utilizam do transporte público coletivo para se deslocar até os colégios.
Por conta disso, a empresa que oferece o serviço, a Coletivos Rainha, foi consultada em relação aos procedimentos de prevenção. Para o diretor de operações da empresa, Flávio Lima, a concessionária já está se preparando para ter os cuidados redobrados assim que as aulas retornarem. “Já temos um mapeamento desses alunos por bairro, também temos o decreto municipal a ser seguido e que estamos cumprindo, limitando a capacidade em 70% no máximo. Além disso, nossa frota é higienizada todos os dias conforme determina o decreto, e também, nossos motoristas têm a autonomia de não seguir viagem caso algum passageiro esteja sem máscara”, explicou.
O objetivo é manter a segurança dos alunos e dos passageiros, e com isso também é preciso que os pais ou responsáveis tenham a conscientização de que se o aluno estiver com sintomas gripais ou febre, que não vá para unidade de ensino e sim seja levado para unidade de saúde, de preferência até a Central de Covid, localizada na unidade de saúde 1º de maio, no bairro Colonial.
Quanto aos transportes privados, o Departamento de Trânsito Urbano - DETRU já esteve se reunindo com os motoristas e representantes de empresas para apresentar os cuidados que devem ser cumpridos, além de que assim que as aulas retornarem as vistorias também serão realizadas pelos agentes de trânsito.
Para o prefeito Antonio Tomazini, a conscientização é o principal, até porque o vírus ainda circula, e os cuidados de prevenção devem ser mantidos. “A população precisa ficar atenta, mantendo os cuidados, com uso de máscara e frequente higienização das mãos. Todos precisam fazer a sua parte, assim os alunos terão um exemplo a ser seguido, conseguiremos controlar o contágio e as aulas na rede de ensino poderão voltar com mais segurança.”, destacou.